A partir de hoje, o delegado federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, estará verificando procedimentos adotados nas barreiras sanitárias e nos pontos de ingresso em municípios gaúchos nas regiões de fronteira com a Argentina, em função do foco de febre aftosa na província de Salta. O roteiro inclui São Borja, Uruguaiana e Itaqui.
Signor fará reuniões com as secretarias municipais de Agricultura e sindicatos rurais com objetivo de alertar sobre a importância do não-ingresso no RS de carne e produtos de origem animal argentina. As importações foram suspensas pelo Mapa na sexta-feira (05), quando houve confirmação oficial do foco.
Desde ontem, técnicos do ministério e da secretaria da Agricultura iniciaram um mutirão para evitar a entrada do vírus da febre aftosa. Na barreira instalada na ponte internacional, além da desinfecção dos pneus, os automóveis são revistados e os produtos de origem animal apreendidos. O veterinário do Mapa, André Vargas de Oliveira, disse que 15 técnicos estão envolvidos na ação.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint