O leitor do BeefPoint José Ricardo Skowronek Rezende (Produção de gado de corte), de São Paulo, São Paulo, enviou um comentário ao artigo "MT: Estado precisa de mais estrutura para agilizar auditorias do Sisbov". Abaixo leia a carta na íntegra.
O leitor do BeefPoint José Ricardo Skowronek Rezende (Produção de gado de corte), de São Paulo, São Paulo, enviou um comentário ao artigo “MT: Estado precisa de mais estrutura para agilizar auditorias do Sisbov“. Abaixo leia a carta na íntegra.
“Alocar mais recursos públicos para realização das auditorias é fundamental para ampliação da lista de propriedades habilitadas, mas será que após um ano e meio de necessidade de auditorias oficiais em 100% dos ERAS para habilitar a exportação de carne oriunda dos mesmos não deveríamos avaliar os resultados e implantar um processo técnico de amostragem ao menos nas auditorias oficiais de re-certificação?
O fato é que no atual modelo implantado a medida que a lista de propriedades habilitadas cresce gastamos cada vez mais recursos públicos apenas para manter na lista as propriedades já habilitadas.
Mas será um ERAS que já foi auditado pelo governo uma, duas, tres ou mais vezes com sucesso precisa continuar a ser auditado semestralmente (ou bimensalmente no caso dos confinamentos) pelo governo?
Se os recursos adicionais fossem destinados em grande parte apenas a realização de auditorias em ERAS que estão na fila de espera ai sim teríamos condições de realmente acelerar a habilitação de novas propriedades.
O que não podemos, por conta de um re-estruturação maior em curso, é deixar de implantar ajustes simples no atual sistema. Afinal nenhuma transição de sistemas é instantânea e ainda teremos que conviver com o atual sistema por algum tempo.”