Taiwan deverá anunciar dentro de um mês os resultados de suas inspeções que marcam o estágio final do processo de permissão da reentrada da carne bovina dos Estados Unidos em seu mercado após a suspensão imposta nas importações em 2003, devido à descoberta de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, segundo anunciado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) na semana passada.
De acordo com um oficial do USDA, os oficiais de saúde e agricultura de Taiwan viajaram aos EUA para conduzir inspeções da implementação de medidas de segurança por parte dos EUA contra a EEB. Os oficiais de Taiwan completaram as revisões necessárias para a retomada do comércio de carne bovina e oficiais do Instituto Americano em Taiwan (AIT) também entraram em contato com oficiais de Taiwan em um esforço de acelerar a documentação de forma que a carne bovina dos EUA possa reentrar no mercado de Taiwan o mais rápido possível.
O AIT é uma organização quase-oficial autorizada pelos EUA para administrar o comércio com Taiwan na ausência de relações diplomáticas formais entre os dois países. Os oficiais do USDA estão agora mais reservados no que diz respeito à reentrada no mercado de Taiwan do que antes, quando o país protestou contra o USDA por seu anúncio unilateral feito em outubro passado, referente à reabertura de Taiwan à carne bovina dos EUA. O USDA anunciou em 26 de outubro que Taiwan tinha concordado em princípio em retomar as importações de carne bovina e produtos derivados dos EUA.
Na época, os oficiais de Taiwan disseram a eles que estavam próximos de completar as revisões necessárias para a retomada do comércio de carne bovina, com as inspeções no local sendo o passo final do processo. De acordo com o USDA, se tudo corresse bem, a expectativa era que Taiwan reabrisse suas portas à carne bovina dos EUA e produtos derivados antes do final de 2004. No entanto, a maioria dos oficiais de Taiwan que deveriam viajar aos EUA para as missões de inspeção ainda não tinham feito isso.
Taiwan comprou US$ 325 milhões de carne bovina e produtos derivados dos EUA em 2003 e foi o sexto maior importador de carne bovina dos EUA antes de impor a barreira em dezembro de 2003. Desde então, a carne bovina australiana tem substituído a norte-americana no mercado de Taiwan.
Fonte: Governo de Taiwan, adaptado por Equipe BeefPoint