Apesar do aumento no peso das carcaças de bovinos dos Estados Unidos durante os últimos cinco meses, a produção de carne bovina do país foi 9% menor durante os primeiros nove meses do ano (até setembro) com relação ao mesmo período de 2003. O peso médio das carcaças aumentou 19 quilos, indo para 351 quilos Kg.
O abate de bovinos nos EUA totalizou 2,7 milhões de cabeças em setembro, 12% a menos do que no ano anterior. A ausência dos bovinos canadenses e a redução dos descartes de fêmeas e novilhas nos EUA (para reconstrução do rebanho) foram os principais fatores que contribuíram para o declínio do abate de bovinos nos EUA neste ano.
As novilhas representaram a maior queda, até setembro, com o número de abates caindo 11% (937 mil cabeças) com relação ao ano anterior, enquanto os abates de novilhos caíram 5%. O declínio no abate de novilhas corresponde aos dados de estoques de bovinos de primeiro de julho de 2004, que registrou um aumento de 0,3% de novilhas nas fazendas. A retenção de novilhas indica que os produtores estão reconstituindo seus plantéis.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoit