A criação de búfalos registra crescimento de 12% ao ano no Brasil. Com três milhões de cabeças em todo o País, o rebanho representa 2% do bovino de corte nacional, que possui hoje 150 milhões de animais. Dados da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo (ABCB) mostram que os rebanhos de búfalos brasileiros têm o maior índice de crescimento dentre todos os animais domésticos.
No Distrito Federal e entorno existem cerca de 20 criadores com duas mil cabeças de búfalos, número insuficiente para atender às necessidades do mercado interno. A produção que falta vem de outros estados. A carne e os derivados de búfalos possuem valor mais alto do que os de origem bovina.
Os criadores apresentam várias vantagens para os búfalos, na comparação com os bovinos. A primeira é a carne, que tem 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura e 55% menos calorias que a de gado bovino. O leite também tem mais proteínas e menos gordura e o couro é considerado de melhor qualidade que o do boi.
Mas a criação de búfalos ainda é pouco difundida no Brasil. Por isso, de 10 a 13 de julho, a faculdade Upis de Brasília, reconhecida por desenvolver tecnologia de ponta nas questões de ordenha, qualidade de leite e melhoramento genético, realiza o 1o Encontro de Bubalinocultores do Brasil.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Anna Bernardes), adaptado por Equipe BeefPoint