Chile: importações carne bovina aumentaram
24 de maio de 2011
Quatro Marcos: assembleia é adiada mais uma vez
24 de maio de 2011

Produção de carne bovina da Austrália aumentou 3% no primeiro trimestre

Os abates de bovinos adultos da Austrália durante o primeiro trimestre do ano se mantiveram estáveis, em 1,73 milhão de cabeças, à medida que um grande aumento nos números abatidos em Queensland (11%, para 760.000 cabeças) compensou os declínios na maioria dos outros estados. Com chuvas quase recordes durante os 12 meses anteriores, muitos produtores de bovinos de Queensland aproveitaram as semanas relativamente mais secas de fevereiro e começo de março, descarregando mais gado após importantes distúrbios causados por enchentes em dezembro e começo de janeiro. A produção de carne bovina e de vitelo nos primeiros três meses de 2011 totalizou 505.351 toneladas - 3% a mais que no ano anterior.

Os abates de bovinos adultos da Austrália durante o primeiro trimestre do ano se mantiveram estáveis, em 1,73 milhão de cabeças, à medida que um grande aumento nos números abatidos em Queensland (11%, para 760.000 cabeças) compensou os declínios na maioria dos outros estados. Com chuvas quase recordes durante os 12 meses anteriores, muitos produtores de bovinos de Queensland aproveitaram as semanas relativamente mais secas de fevereiro e começo de março, descarregando mais gado após importantes distúrbios causados por enchentes em dezembro e começo de janeiro.

A produção de carne bovina e de vitelo nos primeiros três meses de 2011 totalizou 505.351 toneladas – 3% a mais que no ano anterior, apoiada pelo aumento de 13% na produção em Queensland. Para março, a produção alcançou 190.204 toneladas nacionalmente, levemente a menos do que no ano anterior, mas bem próximo da média dos últimos cinco anos.

O movimento de animais começou a níveis bem altos em março, mas desacelerou na segunda metade do mês, à medida que as chuvas atrapalharam as vendas e o transporte de gado no sudeste de Queensland.

Com excelentes condições de pastagens na maioria dos estados orientais, os pesos médios foram recordes no primeiro trimestre, ficando m 286,7 quilos por cabeça – 9,3 quilos por cabeça a mais do que no mesmo período do ano anterior.

Os abates e a produção de carne bovina deverão cair em abril, após as complicações na segunda metade do mês, devido às chuvas e à combinação dos feriados da Páscoa e do Dia das Forças Armadas da Austrália e Nova Zelândia (ANZAC Day). Entretanto, o firme fluxo de abates registrado na primeira metade de maio deverá continuar durante junho, à medida que muitos produtores em regiões anteriormente saturadas de Queensland começaram a abater seus animais.

Tradicionalmente, maio é um ponto alto para a produção de carne bovina australiana, com cinco dos 10 maiores registros mensais sendo em maio. O aumento sazonal na oferta é uma combinação de aumento dos abates dos produtores com a aproximação do outono, enquanto as ofertas de animais do norte começam aumentar após a conclusão do período chuvoso.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.