Ronda Latinoamericana da Alltech, 19 de março, em Cascavel/PR
16 de março de 2013
Péricles Pessoa Salazar: “minha entrevista [no Fantástico] saiu exatamente como eu não queria” (Leitor Comenta)
17 de março de 2013

Produção de carne bovina da UE deverá cair em 2013

Dados do censo de dez/12 mostram leves declínios no rebanho bovino na França (-0,5%) e Alemanha (-0,2%), enquanto na Polônia, o rebanho aumentou em 0,4%. Essa tendência de declínio na produção poderá ser revertida em 2014, quando a carne bovina deverá se recuperar em 1,5%.

A estagnação do crescimento econômico e a alta taxa de desemprego reduzindo a renda disponível, combinados com os maiores preços dos alimentos, continuarão influenciando o mercado de carnes da União Europeia (UE) em 2013, de acordo com um relatório de previsões agrícola da Comissão Europeia.

A produção de carnes deverá declinar em 0,7% em 2013, direcionada principalmente pelo declínio na produção de carne suína; a redução na produção de carne bovina e ovina contribuirá menos para esse declínio. Como no ano anterior, somente a produção de carne de frango teria um aumento, de 1,5%.

Essa menor produção geral de carnes levaria à redução nas exportações em 8%, com as importações aumentando levemente em 0,9%. O consumo total na UE ficaria aproximadamente estável em 2013, com o consumo per capita em cerca de 81,9 quilos.

No entanto, a tendência de queda na produção provavelmente se reverterá em 2014, com um aumento estimado de +0,4% baseado na recuperação do crescimento econômico. Isso permitiria que a produção de carne bovina e suína se recuperasse, e a produção de carne de frango registrasse, pela primeira vez nos últimos anos, um leve declínio (de 0,7%).

Os fluxos comerciais para dentro e para fora da UE deverão mostrar desenvolvimentos positivos, com as importações aumentando em 2,3% e as exportações, em 2,6%. O consumo total, estimulado pela maior disponibilidade de diferentes tipos de carne, deverá aumentar em 0,3% e o consumo per capita deverá se situar em 82 quilos.

Já a carne bovina, após uma forte queda de 4% em 2012, a produção da UE deverá se contrair em uma taxa mais lenta (-0,5%) em 2013, considerando a desaceleração na taxa de declínio de longo prazo no rebanho bovino. Dados do censo de dez/12 mostram leves declínios no rebanho bovino na França (-0,5%) e Alemanha (-0,2%), enquanto na Polônia, o rebanho aumentou em 0,4%. Essa tendência de declínio na produção poderá ser revertida em 2014, quando a carne bovina deverá se recuperar em 1,5%.

Com relação ao comércio, as oportunidades de exportação poderão ser prejudicadas pelos preços continuamente altos, exacerbados em 2014 por uma taxa de câmbio desfavorável, enquanto as importações de carne bovina da UE poderão se recuperar em 2013 e 2014.

Em janeiro de 2013, os preços da carne bovina alcançaram um nível recorde de €397 (US$ 514,65)/100 kg (+17% versus a média dos últimos cinco anos); no geral, os preços historicamente altos deverão persistir durante o período projetado.

Os dados são da Comissão Europeia, traduzida e adaptada pela Equié BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.