Estudantes criam ração para reduzir emissão de metano na pecuária
25 de agosto de 2025
Bancada do Biodiesel quer ampliar exportações das carnes
25 de agosto de 2025

Produção de carne bovina não acompanha avanço das exportações

conteúdo
0cafdc6e 7d7a 4d97 b114 5233136b7d8e
Governo Federal estabelece medidas para compras públicas de alimentos afetados por tarifas dos EUA
Recentes dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram, mais uma vez, que a produção de carne bovina não tem acompanhado o avanço das exportações. No primeiro semestre deste ano, o volume de carne bovina exportado (in natura e processada) superou em 164,1 mil toneladas os embarques do mesmo período de 2024, ao passo que a produção formal foi ampliada em apenas 122 mil toneladas.

Pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, indicam que, como resultado da menor disponibilidade interna, os preços do boi e da carne se moveram para um novo patamar do ano passado para cá.

Os preços médios do boi (Indicador CEPEA/ESALQ) e os da carne (carcaça casada de boi no atacado da Grande São Paulo) estão cerca de 35% superiores aos registrados há um ano, em termos reais (já descontada a inflação).

Segundo pesquisadores do Cepea, os dados deixam claro que tem aumentado também a parcela das exportações no escoamento da carne produzida.

No primeiro semestre de 2024, foram enviados ao exterior 25,1% da produção formal; nos primeiros seis meses de 2025, foram 28,7%. Pesquisadores do Cepea reforçam que o aumento ocorre também do primeiro para o segundo trimestre de 2025: de 27,4% para 29,9%, o que representa a maior participação do setor externo na história.

Mercado externo

Na primeira metade de agosto, a venda externa da carne brasileira seguiu firme, mesmo com a barreira tarifária imposta pelos Estados Unidos. A média diária de embarques de carne in natura foi de 12,3 mil toneladas, aumento de quase 25% sobre a média observada em agosto do ano passado e 2,5% acima da de julho, mês de exportação recorde.

Caso siga nesse ritmo, as exportações de agosto devem renovar o recorde. O dólar se desvalorizou de julho para cá, mas o preço médio em dólar avançou o suficiente para manter estável o valor em Real – R$ 30.680/t carne in natura.

Fonte: CenárioMT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *