A produção brasileira de carne de frango deve ultrapassar a de carne bovina este ano, segundo análise do Instituto Catarinense de Economia Agrícola (Icepa). A situação só era esperada no País para o ano 2005.
De acordo com o pesquisador Jurandi Machado, do Icepa, a produção de carne de frango pode ficar acima de 7,2 milhões de toneladas em 2002, número 9% superior a 2001. No caso da carne bovina, afirma Machado, as estimativas apontam para uma produção entre 6,85 milhões e 7,03 milhões de toneladas, um crescimento entre 3% e 5% no ano.
Segundo o analista, avicultores e pecuaristas foram estimulados a aumentar a produção por conta do avanço das exportações em 2001. No entanto, afirma, os efeitos na produção dos dois setores diferem.
Ele explica que na pecuária de corte “os incrementos da produção raramente podem ser superiores aos índices previstos, pois o estímulo implica ampliar o plantel, o que leva à retenção de matrizes e, por conseqüência, a uma menor expansão dos abates”. Ele lembra ainda que o estímulo à produção não se dá no curto prazo. Num primeiro momento, analisa, apenas a produção de bezerros é incentivada. Assim, o aumento da oferta de carne bovina deve ocorrer somente entre 2003 e 2004.
No caso da avicultura, a quantidade de matrizes reprodutoras alojadas (30 milhões de aves) deve garantir uma produção superior a 7,2 milhões de toneladas, segundo Machado. Além disso, observa, nos últimos anos a atividade teve resultados que superaram a capacidade de produção.
O analista pondera, contudo, que a avicultura é muito sensível a mudanças de mercado por isso os números dependerão do comportamento da demanda interna e externa. Para 2002, a previsão é de que as exportações alcancem 1,4 milhão de toneladas, com um consumo interno de cerca de 5,8 milhões de toneladas.
Fonte: Valor On Line, adaptado por Equipe BeefPoint