A produção de novilho precoce no Triângulo Mineiro cresceu 60% em 2002, se comparado ao ano passado. Este aumento é resultado da procura dos produtores por maior agilidade no ganho de peso do animal e rentabilidade, já que a criação deste tipo de gado para o abate é feita no período de 24 meses. Além disso, a qualidade da carne é um diferencial a mais.
Em todo o Estado são 177 produtores rurais criadores de novilho precoce, que são associados ao Núcleo de Produtores de Novilho Precoce de Minas Gerais, sendo que 90% deles são da região do Triângulo. Do total de cabeças, 170 mil, estão desde as matrizes até os animais adultos, e a cada mês entre 1.500 e 2.000 são abatidos, sendo que outra parte é vendida em leilões.
De acordo com o diretor executivo do Núcleo de Produtores de Novilho Precoce de Minas Gerais, Marcio Resende Junqueira, este crescimento tende a permanecer em 2003, pois os produtores estão descobrindo que a relação custo/benefício traz um bom resultado. “A produção tem crescido e vai continuar, pois é possível conseguir um lucro maior em virtude do tempo menor necessário para a criação, além da qualidade final do produto”, explica.
Na comercialização, o gado precoce tem uma valorização de 3% para o macho e 12% para a fêmea, em média, percentual que o mercado impõe, mas que os produtores questionam. “Os frigoríficos em geral pagam o mesmo preço, mas fazem a classificação, só que não pagam ao produtor”, observa o produtor José Reginaldo Queiroz Pereira.
Para conquistar uma fatia maior do mercado e ampliar a distribuição e facilitar as negociações com os produtores, o Núcleo de Produtores está desenvolvendo um trabalho para organizar o setor produtivo e de distribuição da carne. No Triângulo Mineiro já existem parcerias com dois frigoríficos, um em Uberlândia e outro em Iturama, sendo que o mercado principal para distribuição é a região, apesar de parte da carne produzida ser distribuída em todo país através de um grande supermercado.
Fonte: Jornal Correio/Uberlândia (por Sérgio Gouveia), adaptado por Equipe BeefPoint