Imediatamente após a aprovação da ampliação da cota Hilton de exportação de carnes à União Européia (UE), que foi ampliada em 10 mil toneladas, um grupo de produtores da Argentina foi à Espanha, onde conseguiu colher os primeiros frutos desta expansão do mercado.
“Estamos muito satisfeitos. Nos próximos três meses a Argentina duplicará sua venda de carne na Espanha. E, considerando que se trata de um mercado pequeno, este dado é animador”, disse o presidente da Câmara da Indústria e Comércio de Carnes (Ciccra), Miguel Schiariti, que liderou a missão comercial.
Foi decidido que a carne argentina chegará a dois supermercados bastante populares na Espanha – Caprabo e Mercadona. Ambos se somarão a postos de vendas já em operação, como por exemplo, o El Corte Inglês, e orientados a pessoas de maior poder aquisitivo.
“Hoje a Argentina coloca cerca de 700 toneladas de carne na Espanha. Creio que em menos de 3 meses estaremos exportando o dobro. A razão disso é que o produto argentino vem se diferenciando na Espanha, por causa da qualidade. A maior demanda obedece a essa identificação e ao aumento dos restaurantes de cozinha argentina em toda a península, que requerem esta carne para seus produtos”.
Ganhar do Brasil
“Além dos supermercados, a linha de restaurantes é o que mais pode nos ajudar a manter a marca do produto argentino”.
Schiariti disse que, durante os 11 meses de fechamento do mercado europeu como conseqüência do surgimento de focos de aftosa, a Argentina perdeu grande parte do mercado a outros países, principalmente o Brasil. “Agora vamos recuperar este mercado”.
A delegação comercial contou com representantes das empresas Procesadora de Carnes SA, Frigorífico Gorina, Catre Meat, Matievich, Ecocarne e Viande, que permaneceram menos de uma semana na Espanha, passando por Madrid, Barcelona e Valencia.
Fonte: La Nación (por Silvia Pisani), adaptado por Equipe BeefPoint