Governo apresenta proposta para fim da greve
15 de março de 2004
Frigorífico Mercosul suspende exportação
17 de março de 2004

Produtores canadenses querem construir seus próprios frigoríficos

Enquanto os produtores de carne bovina do Canadá esperam pela reabertura dos mercados, alguns deles estão explorando a possibilidade de construir suas próprias plantas de processamento. Eles deverão se encarregar não somente do aspecto de processamento da carne, mas também, da comercialização dos produtos.

Em Alberta, principal província produtora de carne bovina do Canadá, os produtores estão se reunindo para discutir propostas de uma série de pequenas plantas de processamento como forma de salvar sua indústria. O produtor de carne e promotor da idéia, Stan Schellenberger, disse que a expectativa é de que 700 produtores de carne que participaram da primeira reunião formal dos Produtores com Processadoras Próprias de Carne (Ranchers Own Meat Processors) estabeleçam uma nova geração de plantas de processamento cooperativas na província. Metade dos produtores das primeiras quatro reuniões informais disse que compraria ações na planta processadora quando fosse apresentado o memorando de oferta, dentro de seis semanas.

O grupo quer vender de 3 a 4 mil ações a US$ 5 mil cada para levantar US$ 20 milhões para construir uma planta de processamento inspecionada pelo governo federal que abateria cerca de 500 a 600 cabeças por dia.

Oficiais da região de Beaver County estão re-avaliando a proposta para a planta processadora que tem sido analisada há 15 anos. O plano é construir uma nova geração de frigoríficos cooperativos para ajudar os produtores a vender o excesso de carne bovina e desenvolver trabalhos nas áreas rurais.

Outro grupo de produtores chamado Rangeland Beef Processors espera ter sua planta processadora chamada Blue Montain Packers em Salmon Arm, Columbia Britânica, operando até maio para abater touros e vacas de grande estrutura. Eles estão pedindo que os produtores comprem 5 mil ações o que lhes permitirá mandar 25 animais às plantas para serem processados. Além disso, a planta processadora de carnes de Kitchener, Ontário, MGI, deverá reabrir nesta primavera, e a Sunterra Foods anunciou seus planos de construir uma planta processadora próxima a Calgary.

Alguns pecuaristas disseram que a descoberta de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Canadá os forçou a comprar ações em plantas processadoras de carnes.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.