O ministro da Agricultura da Austrália, Peter McGauran, foi muito criticado por reverter sua posição na auditoria do Sistema Nacional de Identificação Animal (National Livestock Identification System -NLIS).
De acordo com reportagem do site MeatNews.com, a presidente da Associação Australiana de Carne Bovina (Australian Beef Association – ABA), Linda Hewitt, McGauran rompeu seu compromisso com a ABA, de fazer uma auditoria “mais distante” do NLIS.
Agora, segundo ela, os produtores estão alarmados com a afirmação de McGauran de que a auditoria, feita pelo Meat and Livestock Australia (MLA), deverá se completar “dentro das próximas duas semanas”.
Ela disse que o problema não está somente no trabalho do MLA, mas sim – e principalmente – na burocracia incompetente e impraticável do Governo que ingenuamente acreditaram que a tecnologia por trás do NLIS estava completa.
“Eles imprudentemente ignoraram o alerta oportuno feito há seis anos quando os oficiais da União Européia (UE) informaram ao Conselho Pecuário e ao Serviço de Quarentena e Inspeção Animal (Animal Quarantine and Inspection Service – AQIS) sobre suas preocupações”.
“Qualquer base de dados computadorizada é somente tão precisa quanto o sistema de entrada de dados. Reconhece-se que o ‘lixo que entra’ é igual ao ‘lixo que sai’ (expressão inglesa garbage in – garbage out). Agora nós temos uma quantidade significativa de lixo entrando. Muitos abatedouros não estão registrando os animais abatidos”.
Ela disse que a “Auditoria McGauran” proposta seria totalmente sem sentido, à medida que não resolve as questões que a ABA levantou com o ministro.
Segundo ela, a auditoria precisa incluir:
– Seleção estatisticamente aleatória de pelo menos 30 produtores em cada Estado;
– Análise de cada carregamento de venda despachado por cada um dos produtores acima mencionados durante o último ano com as vendas dos produtores sendo comparadas com o que está registrado na base de dados e as diferenças registradas;
– Análises da rastreabilidade de cada bovino vendido – onde o processo termina – propriedade, pátios de vendas, estabelecimentos de engorda, supermercado/açougue, ou companhia/país de exportação. Deve ser feita uma porcentagem para cada ponto final.
“Nós iremos então saber o que a rastreabilidade do NLIS nos fornece e rapidamente reverter para nosso sistema comprovado, líder mundial. Se o ministro não pode organizar uma auditoria decente, ele não tem o direito de continuar em seu Ministério. Ele precisa dar lugar a alguém que se preocupe com o futuro de nossa indústria”.