Expo Prudente fatura 10,5 milhões em SP
18 de setembro de 2002
Canadá aumenta exportações de carne bovina
20 de setembro de 2002

Produtores da Costa Rica querem mais importações de sementes para pastagens do Brasil

Importadores de sementes brasileiras de capim e dirigentes da maior cooperativa de leite da Costa Rica e da América Central estiveram ontem (18) em visita técnica à Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), para conhecer pesquisas e manejo de sementes para pastagens.

O Brasil é o maior exportador de sementes de capins tropicais do mundo e a Costa Rica, país exportador de leite e auto-suficiente em carne, importa do Brasil a totalidade de sementes de pastagens. No ano passado foram cerca de 300 toneladas, suficientes para semear cerca de 75 mil hectares, no valor de 1,5 milhão de dólares.

Os empresários costariquenhos querem ampliar o intercâmbio com o Brasil. O importador de insumos agrícolas de San Jose, Federico Lizano, disse que o consumo de carne bovina naquele país é crescente e relativamente alto, chegando hoje a 26 kg per capita por ano (no Brasil o consumo é de cerca de 37 kg per capita/ano).

O diretor da Cooperativa Dos Pinos, a maior do país e da América Central, Ricardo Castro, informou que as pastagens estão sendo renovadas para aumento da produtividade, pois a Costa Rica exporta cerca de 25% de sua produção leiteira, em leite pasteurizado, queijos, iogurtes e sorvetes, principalmente para a América Central e Caribe, e um pequeno volume para o México e EUA. As exportações de lácteos daquele país chegaram a quase 200 milhões de dólares em 2001.

Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste (por Jorge Reti), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.