Os produtores de carne bovina da Austrália que participam de cadeias de fornecedores têm mais lucros e uma maior capacidade de se adequar consistentemente às especificações de mercado, segundo informou um novo relatório feito pelo Meat and Livestock Austrália (MLA).
O relatório chamado BeefNet Final Report mostrou que os produtores australianos que estão envolvidos em grupos de fornecedores tiveram maior estabilidade de preços para seus produtos devido à sua aliança estruturada com processadores e varejistas.
O BeefNet é um programa de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento do MLA que explorou os custos e os benefícios da associação com o estabelecimento de grupos de produtores que comercializam carne bovina. O programa foi concluído no meio de 2002.
Segundo o gerente de comercialização e distribuição do MLA, Ben Russell, esta revisão independente do programa mostrou retornos líquidos maiores criados pela grande anuência, com especificações de carcaça e aumento de feedback dos produtos, benefícios chave a estes produtores.
“Muitos produtores classificaram o BeefNet como um catalisador para que pudessem colocar seus negócios em uma nova dimensão. O BeefNet reforçou os benefícios das redes de trabalho e da participação em uma aliança de fornecedores, juntamente com a melhoria do acesso aos treinamentos às fazendas produtoras de carne e às novas tecnologias”.
“Muitos grupos que comercializam carne bovina, estabelecidos durante o programa piloto, estão agora apresentando bastante sucesso, com marcas de carnes bastante reconhecidas. Além disso, os processadores pesquisados confirmaram que o fornecimento regular e confiável de um grupo particular de pecuaristas os permitiu perseguir novos mercados e novos consumidores com confiança”.
O relatório final do BeefNet mostrou também que:
– 88% dos produtores participantes aumentaram seu entendimento sobre marketing da carne bovina;
– 84% deles receberam um retorno mais consistente por carcaça vendida;
– 82% deles aumentaram sua rede feita com outros produtores;
– 69% deles aumentaram a habilidade de estar de acordo com as especificações de mercado;
– 58% deles reconheceram que tinham modificado o manejo de sua fazenda; e
– 57% deles geraram uma grande estabilidade de preços.
O presidente da King Island Beef, Brian Crockett, disse que o programa BeefNet demonstrou aos membros do grupo que os menores custos de produção e a melhoria no cumprimento das especificações se mostraram muito mais valiosos do que a busca por ganhos nominais de preços.
“Nós consideramos uma elevação de 10% na produtividade de nossas propriedades bem melhor do que a busca por alguns centavos a mais por quilo de carne. O preço é uma das coisas que nós não podemos realmente fazer muitas coisas, mas nós sabemos mais sobre isso e podemos fazer mais, aumentando nossa produtividade”.
O King Island Beef Group é uma das mais bem sucedidas cadeias de fornecedores que se apresentaram na Conferência das Cadeias de Fornecedores de Carne Bovina do MLA, ocorrida na semana passada em Queensland.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint