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Produtores de carne bovina da Austrália obtêm mais lucros vendendo produtos através de cadeias de fornecedores

Os produtores de carne bovina da Austrália que participam de cadeias de fornecedores têm mais lucros e uma maior capacidade de se adequar consistentemente às especificações de mercado, segundo informou um novo relatório feito pelo Meat and Livestock Austrália (MLA).

O relatório chamado BeefNet Final Report mostrou que os produtores australianos que estão envolvidos em grupos de fornecedores tiveram maior estabilidade de preços para seus produtos devido à sua aliança estruturada com processadores e varejistas.

O BeefNet é um programa de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento do MLA que explorou os custos e os benefícios da associação com o estabelecimento de grupos de produtores que comercializam carne bovina. O programa foi concluído no meio de 2002.

Segundo o gerente de comercialização e distribuição do MLA, Ben Russell, esta revisão independente do programa mostrou retornos líquidos maiores criados pela grande anuência, com especificações de carcaça e aumento de feedback dos produtos, benefícios chave a estes produtores.

“Muitos produtores classificaram o BeefNet como um catalisador para que pudessem colocar seus negócios em uma nova dimensão. O BeefNet reforçou os benefícios das redes de trabalho e da participação em uma aliança de fornecedores, juntamente com a melhoria do acesso aos treinamentos às fazendas produtoras de carne e às novas tecnologias”.

“Muitos grupos que comercializam carne bovina, estabelecidos durante o programa piloto, estão agora apresentando bastante sucesso, com marcas de carnes bastante reconhecidas. Além disso, os processadores pesquisados confirmaram que o fornecimento regular e confiável de um grupo particular de pecuaristas os permitiu perseguir novos mercados e novos consumidores com confiança”.

O relatório final do BeefNet mostrou também que:

– 88% dos produtores participantes aumentaram seu entendimento sobre marketing da carne bovina;
– 84% deles receberam um retorno mais consistente por carcaça vendida;
– 82% deles aumentaram sua rede feita com outros produtores;
– 69% deles aumentaram a habilidade de estar de acordo com as especificações de mercado;
– 58% deles reconheceram que tinham modificado o manejo de sua fazenda; e
– 57% deles geraram uma grande estabilidade de preços.

O presidente da King Island Beef, Brian Crockett, disse que o programa BeefNet demonstrou aos membros do grupo que os menores custos de produção e a melhoria no cumprimento das especificações se mostraram muito mais valiosos do que a busca por ganhos nominais de preços.

“Nós consideramos uma elevação de 10% na produtividade de nossas propriedades bem melhor do que a busca por alguns centavos a mais por quilo de carne. O preço é uma das coisas que nós não podemos realmente fazer muitas coisas, mas nós sabemos mais sobre isso e podemos fazer mais, aumentando nossa produtividade”.

O King Island Beef Group é uma das mais bem sucedidas cadeias de fornecedores que se apresentaram na Conferência das Cadeias de Fornecedores de Carne Bovina do MLA, ocorrida na semana passada em Queensland.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

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