A volatilidade do mercado da indústria de carnes dos Estados Unidos vem aumentando e os produtores freqüentemente estão frente a uma situação de baixos preços. Neste cenário, a Associação dos Produtores de Carne Bovina dos EUA (NCBA) está querendo saber porque isso está ocorrendo. O grupo solicitou, então, ao Senado e Comitê de Orçamento do país que faça um estudo para determinar as causas desses problemas de mercado.
Em uma carta enviada aos membros do comitê, o presidente do NCBA, Wythe Willey, pediu ao Departamento de Agricultura do país (USDA) que financie a contratação de uma equipe para conduzir uma análise completa sobre os sistemas de produção de bovinos, suínos, aves e de proteínas da carne. Na carta, Willey diz que a abundância de carne no mercado tem modificado os preços dos animais.
O grupo quer que o estudo analise amplamente os fundamentos da indústria de carnes, além de avaliar os efeitos do comércio internacional na indústria, bem como o impacto de atividades regulamentadoras.
O aumento da concentração é um assunto que também precisará ser revisado, de acordo com a carta. Willey disse que, em 1980, menos de 40% dos novilhos e novilhas eram abatidos pelas 4 maiores companhias do setor. Hoje, essa quantidade subiu para 80%. Entretanto, ele disse também que, nos últimos 10 anos, os preços tiveram uma grande variação, enquanto a concentração do mercado se manteve estável.
Fonte: DirectAg.com, adaptado por Equipe BeefPoint