Produtores de Mato Grosso do Sul firmaram ontem (30) uma espécie de pacto para promover as negociações com a Comunidade Européia e derrubar o veto à carne dos 14 municípios peripantaneiros, que devem ser visitados por uma missão técnica em maio de 2004.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Leôncio de Souza Brito Filho, disse que é preciso denunciar irregularidades para evitar generalizações e prejuízos a todo o grupo de produtores. “Temos um grande potencial produtivo nesta região, não podemos deixar que ações isoladas de irresponsabilidade prejudiquem toda classe produtora”.
Os 14 municípios (Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Coxim, Jardim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de MT, Sonora) são considerados área livre de febre aftosa com vacinação, porém estão impedidos de exportar carne para a Comunidade Econômica Européia.
Com 7,5 milhões de cabeças de gado, a região corresponde a cerca de 30% do rebanho estadual. Nos dias 5 e 6 de outubro os técnicos do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) virão à Campo Grande para uma reunião preparatória, quando levantarão informações gerais sobre o gado desses municípios.
Fonte: Campo Grande News (por Fernanda Mathias), adaptado por Equipe BeefPoint