Os produtores de carne bovina da Austrália estão bastante preocupados com os movimentos no valor do dólar australiano, que está aumentando de forma contínua. O dólar australiano atingiu seu pico nesta semana, de 58,6 centavos de dólar americano, o maior nível já atingido deste agosto de 2000. Neste contexto, os exportadores de carne bovina do país estão também na expectativa para ver se esta alta do dólar afetará as exportações a mercados chave, como o Japão.
O gerente de Operações Estrangeiras do Meat and Livestock Austrália (MLA), Mike Hayward, disse que quanto mais o dólar australiano sobe, menos competitiva a carne bovina se torna na Austrália. Além disso, ele disse que com o grande impacto da seca nas indústrias rurais, o fortalecimento do dólar australiano veio em má hora.
“Nossa expectativa é que justamente neste momento em que a indústria está se esforçando, a taxa de câmbio caia ao baixo nível que esteve nos últimos dois anos”.
Com relação às exportações, os últimos dados mostram que as vendas de carne bovina australiana ao Japão quase se recuperaram aos níveis de antes da crise gerada pelo surgimento de casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da “vaca louca” em rebanhos japoneses.
Segundo o membro da Australian Lot Feeders Association, Sandy Maconochie, a situação poderá repetir o cenário da década de noventa, quando o dólar australiano estava tão alto que os exportadores de carne bovina da Austrália perderam participação no mercado do Japão para os Estados Unidos.
Fonte: Australian Broadcasting Corporation, adaptado por Equipe BeefPoint