Vaca louca preocupa consumidores canadenses
30 de maio de 2003
SARS pressiona cotação do couro para baixo
30 de maio de 2003

Produtores gaúchos querem equilibrar concorrência

Lideranças da cadeia produtiva da carne gaúcha consideram a diferença de alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os estados a principal dificuldade do setor. Os dirigentes participam do 1o Simpósio Internacional da Carne, realizado em São Borja, na Fronteira Oeste.

Um levantamento apresentado durante o encontro estimou que pecuaristas de estados do Centro-Oeste lucram até R$ 240 a mais que os produtores gaúchos a cada tonelada de carne comercializada. A razão da vantagem seria a incidência de alíquota zero de ICMS sobre a venda do produto.

Os produtores pretendem pedir ao governo estadual uma medida para restabelecer o equilíbrio na concorrência no setor, pois se consideram vítimas de uma concorrência desleal. No Rio Grande do Sul, a alíquota do ICMS é de 12%.

Além da diferença de alíquota do imposto, os líderes também apontam o abate clandestino e o abigeato como problemas que requerem soluções imediatas. “Esse conjunto de dificuldades impede a retomada da competitividade da carne gaúcha. Precisamos mobilizar o setor e buscar as soluções em todas as esferas do Poder Público”, comentou o deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP).

O 1o Simpósio Internacional da Carne, promovido pela Cooperativa Tritícola Samborjense (Cotrisal) e pela Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), termina hoje com a realização de quatro palestras no Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas.

Hoje à tarde, os participantes realizarão uma visita técnica à Fazenda Ruviaro, na localidade de Rincão de São Lucas. A propriedade é uma das 13 estâncias que participam do projeto de monitoramento do campo nativo realizado pela Cotrisal e pela Universidade Federal do RS (UFRGS) com o objetivo de formular dosagens adequadas de suplementação para os bovinos da região.

Fonte: Zero Hora/RS (por Mauro Maciel), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.