Parlamento britânico investiga ‘milionários da aftosa’
8 de agosto de 2001
Expectativa de aumento dos preços da carne bovina nos EUA
10 de agosto de 2001

Produtores gaúchos redigem manifesto

Os produtores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pela aftosa redigiram ontem, no Sindicato Rural de Quaraí, um documento de reivindicações para a secretaria e o ministério da Agricultura.

Os pecuaristas, que são favoráveis ao abate sanitário dos animais que tiveram contato com reses infectadas, a fim de possibilitar a abertura do mercado para a carne gaúcha, querem garantias de que serão indenizados e de que as medidas permitirão ao Estado retomar a condição de livre de aftosa com vacinação.

Além disso, os pecuaristas pedem critérios de avaliação dos animais abatidos, pagamento antecipado, formação de fundos específicos pela secretaria e pelo ministério, indenização por lucros cessantes e danos nas propriedades, verba emergencial aos produtores no raio de 25 quilômetros dos focos – via Banco do Brasil – e cronograma das ações.

Caso não seja apresentada uma proposta em 20 dias, os sindicatos e as prefeituras de Quaraí, Alegrete, Santana do Livramento, Dom Pedrito e Jari farão protesto na Expointer e não permitirão o abate.

fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.