Hong Kong abre fronteira para carne bovina do Canadá
7 de dezembro de 2004
Dimarzio deixa secretaria do Mapa
9 de dezembro de 2004

Produtores mineiros temem invasão de terras

O governo federal está incentivando as invasões de terra em Minas Gerais. A acusação é dos produtores mineiros. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), os produtores preferem recorrer à Justiça, como ficou evidente na pesquisa realizada pela federação com 173 líderes rurais mineiros e divulgada nessa terça.

A pesquisa revelou também que o setor está otimista em relação à política econômica do governo, mas acredita que os conflitos agrários vão aumentar. “Só o ato da invasão já é uma ação nada pacífica”, afirma o presidente da Faemg, Gilman Viana Rodrigues.

Segundo ele, o setor acredita que o governo tem sido tolerante com as invasões e tem estimulado os invasores. Os produtores esperam que “a lei seja cumprida, de forma a garantir a paz no campo”. Quando perguntados sobre a Reforma Agrária, 50,87% dos entrevistados responderam que o governo federal está mal intencionado e age contra os produtores em favor dos invasores.

Apenas 6,36% responderam que o governo está bem intencionado e conduz bem a questão. Eles também reclamam da morosidade da Justiça. Segundo a Faemg, Minas Gerais possui apenas uma Vara Agrária, com sede em Belo Horizonte, e as ordens de reintegração de posse têm demorado até 60 dias para serem cumpridas, apesar de o prazo legal ser de 24 horas. Rodrigues também aponta a falta de identificação dos invasores como mais uma preocupação.

Fonte: O Tempo/MG, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.