Custo de recuperação e reforma de pastagens degradadas
22 de novembro de 2001
Japão vai abater e incinerar 5,1 mil vacas
26 de novembro de 2001

Produtores norte-americanos querem mais carne nos programas escolares

A Associação Nacional dos Produtores de Carne dos Estados Unidos (NCBA) disse que o momento atual apresenta uma “excelente oportunidade” para o Departamento de Agricultura do país (USDA) fazer um “bônus de compra” de carne bovina para o programa de lanches escolares do Serviço de Comercialização Agrícola de Aquisição do Commodities.

O NCBA enviou, no início deste mês, uma carta à secretária da Agricultura dos EUA, Ann Veneman, pedindo que o USDA se responsabilizasse pela concessão de um bônus na compra de carne bovina para os lanches das escolas. “O Programa Nacional de Lanche Escolar fornece alimentos nutritivos e seguros para as crianças das escolas de nosso país”, disse a diretora associada de políticas de alimentos do NCBA, Sonia Voldseth. “Um ‘bônus de compra’ irá beneficiar as crianças das escolas, bem como os produtores de carne, e poderá gerar um salto no setor agrícola da economia.”

O Programa Nacional de Lanche Escolar é um programa federal dos EUA que presta assistência a mais de 96 mil escolas públicas e privadas, além de atender às crianças de instituições de caridade. Ele fornece lanches nutricionalmente balanceados com um baixo custo ou gratuitamente para cerca de 27 milhões de crianças das escolas. O programa foi estabelecido pelo Ato Nacional do Lanche Escolar, aprovado pelo então presidente dos EUA, Harry Truman, em 1946.

“A produção de carne bovina é bem maior agora. Com os preços atuais, a carne é uma compra bastante interessante para o Programa Nacional de Lanche Escolar. Além disso, a compra de carne bovina – um alimento muito nutritivo – poderá reduzir a compra de outros alimentos pelo programa, auxiliando no controle do orçamento dos programas escolares.”

Atualmente, o mercado de carnes norte-americano está passando por um momento um pouco difícil devido aos ataques terroristas sofridos pelo país em 11 de setembro. A queda geral na economia do país também contribuiu para o declínio em quase todos os setores industriais, incluindo o da agricultura. Além disso, a descoberta de casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da ‘vaca louca’ no Japão fez com que a demanda por carne bovina neste país apresentasse uma grande queda – o Japão é o maior mercado de exportação de carnes dos EUA, sendo responsável por quase metade de toda a carne norte-americana exportada.

O Ato Nacional de Lanche Escolar determina que a alimentação das escolas proteja a saúde e o bem-estar das crianças dos EUA. As escolas participantes precisam servir aos seus alunos refeições que estejam de acordo com as recomendações feitas pelo Guia Alimentar para Americanos.

O NCBA tem trabalhado em várias frentes em benefício da indústria de carnes do país, incluindo trabalhos com exportadores para estimulá-los a aumentar as exportações de carne nos mercados mundiais, e para alertar os varejistas sobre os melhores preços da carne no mercado.

Fonte: Agriculture Law, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.