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Produtos mineiros conquistam a China

As exportações mineiras em 2002 cresceram 4,85% em relação ao ano anterior, totalizando cerca de US$ 6,38 bilhões. O mercado chinês representou 10,63% das vendas externas de Minas, principalmente carne e derivados do leite. Em 2002 foram vendidos para esse país US$ 675 milhões ante US$ 471 milhões em 2001, variação de 43,32%.

Hoje, a China é o segundo importador de produtos mineiros, superando mercados tradicionais como Japão, que figura em quarto lugar, US$ 512 milhões em 2002 frente aos US$ 507,1 milhões apurados no ano anterior. Já as vendas para a União Européia, o primeiro consumidor de produtos mineiros, caíram 8,23%, US$ 1,73 milhão ante US$ 1,89 milhão em 2001.

Segundo a presidente do Conselho de Relações Econômicas e Internacionais da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Martha Teixeira Lassance, na pauta de exportações do Estado os produtos de maior valor agregado estão ganhando mercado. Conforme ela, os chamados produtos não-tradicionais como vestuário, bebidas e sucos e químicos orgânicos registraram elevação nas vendas externas de 124%, 141% e 55%, respectivamente. “Apesar de terem participação pequena no total das exportações mineiras, a venda desses produtos representa a conquista de mercados importantes e principalmente, a cultura de agregação de valor”, afirmou.

As exportações de soja apresentaram crescimento de 61% em volume, mas em valor o incremento foi de apenas 21%.

“Precisamos saltar de vendedor de matéria-prima para vendedor de produto manufaturado, mas para isso o incremento das cadeias produtivas do Estado tem que ser estruturado. Minas, assim como o Brasil, necessita de ações governamentais para promover nossos produtos com estabilidade”, ressaltou.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Ana Paula Machado), adaptado por Equipe BeefPoint

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