Olá, tudo bem?
O cargo mais complicado em uma fazenda da família é o cargo de genro.
É muito comum a gente receber pedidos de ajuda, de apoio, de orientação de pessoas que têm essa posição.
O “cargo” de genro na família, ou seja, são casados ou vão se casar com a filha ou neta do dono da fazenda e querem ajudar.
São pessoas que têm competência, habilidade, conhecimento, ou seja, têm muito a trazer para o negócio, mas se veem em uma situação desconfortável e frágil.
Essa posição de genro é bastante delicada.
Existe muito preconceito em relação a esse tema.
Inclusive, amigos meus e pessoas que admiro muito e respeito já me falaram: “Miguel, não mexe com esse tema, porque isso é muito sensível”.
E é claro, que tem gente que se aproveita dessa posição para arrumar uma “boquinha” ou um “cabide” de emprego…
Mas eu vejo que tem muita gente boa precisando de orientação, de ajuda de como poder assumir, podendo ocupar, colaborar, gerar mais valor ao negócio da família da sua esposa ou namorada.
Como você faz isso?
A primeira coisa que eu sugiro é que você faça uma avaliação de você como profissional, um levantamento de seus ativos:
– Quais são seus atributos e qualidades?
– Quais são suas competências e experiências?
– Qual sua rede de contatos?
– Quais experiências práticas você tem, que acredita que pode agregar ao negócio?
– Se você fosse ser contratado, se fosse passar por um processo seletivo para trabalhar nessa empresa, como seria seu currículo?
O segundo passo é passar por um processo de entendimento de três fases.
De uma forma muito tranquila, você fará conversas informais, como por exemplo, um papo na varanda, uma conversa durante o almoço, um papo tomando um café, um chimarrão ou uma cerveja.
Nessas conversas, a primeira coisa é entender como essa pessoa, por exemplo, seu sogro ou o avô de sua mulher, entende a situação atual da fazenda.
Descubra:
– Como ele avalia a situação atual da fazenda?
– Quais são seus desafios e dificuldades que ele gostaria que estivessem melhor?
– Como é o diagnóstico da situação atual?
A segunda parte dessa conversa é você entender para onde ele quer ir.
Descubra qual seu sonho ou projeto.
Muitas vezes, essas pessoas não tiveram tempo para pensar sobre suas ideias e projetos de longo prazo – hoje, daqui cinco anos e daqui 10 anos:
– O que eles querem da fazenda para eles?
– O que eles querem da fazenda como negócio?
– O que eles querem da fazenda para os membros da família?
E essa conversa descompromissada, tranquila, amigável e verdadeira pode abrir esse espaço para a pessoa pensar maior, pensar grande, pensar em alternativas diferentes e mais em longo prazo.
Quando você entender a situação atual e a situação desejada é como se fosse uma viagem:
__ Onde você está agora e para onde você quer ir?
Quanto mais distante o ponto atual do ponto desejado, mais desafios, mais difícil, mais trabalho vai ter para poder fazer essa viagem.
Se a situação atual é considerada perfeita pelo dono da fazenda, ele já está satisfeito, não vai ter muito espaço e está tudo bem para todo mundo.
O terceiro passo, então, é descobrir qual o plano da pessoa para alcançar esse resultado desejado, chegar ao ponto que ele deseja.
Quando você tiver entendido isso, pergunte se ele quer a SUA ajuda nesse processo e nessa jornada.
Caso ele responda que sim, pergunte:
__ Como você acha que eu poderia ajudar você?
Escute mais do que fale… Em toda essa conversa, e em especial nesse momento…
Outra coisa interessante que ajuda também é você começar a pensar, baseado nas respostas de situação atual, situação desejada e plano de ação:
Quais pessoas que você conhece que o proprietário da fazenda admira onde você poderia levá-lo para conhecer, fazer um estudo de caso, conhecer novos projetos, participar de um evento, fazer um curso, ter uma consultoria, ter pessoas de fora, de alguma forma, seus parceiros nesse processo de mostrar novas oportunidades.
Muitas vezes, seu trabalho é mostrar a oportunidade, vender o sonho, a visão, a possibilidade.
É muito comum pessoas com um patrimônio muito grande que seguem trabalhado intensamente só no dia a dia e não têm um espaço e um tempo para refletir estrategicamente, para sonhar, para pensar daqui 10 anos.
Para pensar não só no negócio, no ativo, na terra, mas no processo e no projeto de gestão e também na harmonia da família.
Negócios familiares de sucesso têm três pilares muito fortes:
– Ativos (por exemplo, a fazenda, o gado, etc)
– Gestão, que é a competência de tocar o negócio da geração atual e da nova geração, bem como das pessoas contratadas
– Harmonia da família
Esses três pilares precisam estar fortalecidos para você ter bastante sucesso.
Vamos que vamos!
Abraços, Miguel
Miguel Cavalcanti
marketing@beefpoint.com.br
PS: se você conhece alguém que tem esse “cargo” de genro, encaminhe essa mensagem para ele.
PS 2: E mais…
Quando você estiver pronto…
Aqui estão 4 maneiras que posso ajudá-lo a expandir seu negócio e sua fazenda familiar:
1. Assista a aula online “9 Estratégias para Gestão da Fazenda da Família, com Resultados, Crescimento, Proteção de Ativos, Reconhecimento e Legado’.
LINK: http://agrotalento.com.br/9estrategias
2. Receba o livro “Fazenda da Família: Lucro e Harmonia, hoje, amanhã e depois”. Lançamento nos próximos dias, aguarde… :-)
3. Participe do Processo Seletivo para a turma 7 do AgroTalento (versão 2018), totalmente focada nos profissionais que trabalham em negócios e fazendas da família. Nosso programa de 8 semanas, com mentoria e treinamento online. Envie email para marketing@beefpoint.com.br, com seu maior desafio profissional hoje e colocar “AgroTalento 2018” no assunto.
4. Solicite o formulário de aplicação para participar do meu grupo de mastermind, o Aliança AgroTalento, e trabalhe diretamente comigo e com um grupo incrível de profissionais e produtores. Esse é meu grupo mais seleto e exclusivo, para quem está avançado nos negócios e requer um investimento significativo. Basta enviar um email para marketing@beefpoint.com.br, com uma breve descrição do seu negócio e colocar “Aliança AgroTalento” no assunto.