Nove anos após seu lançamento em 2004, o sistema de Garantia de Produção Pecuária (Livestock Production Assurance – LPA) da Austrália identificou a necessidade de um reengajamento com os produtores de carne bovina para reforçar as principais mensagens sobre o programa LPA e o papel crítico que esse programa tem na proteção da indústria.
Nove anos após seu lançamento em 2004, o sistema de Garantia de Produção Pecuária (Livestock Production Assurance – LPA) da Austrália identificou a necessidade de um reengajamento com os produtores de carne bovina para reforçar as principais mensagens sobre o programa LPA e o papel crítico que esse programa tem na proteção da indústria.
O LPA é um programa de segurança alimentar dentro das fazendas de criação pecuária da Austrália. Essencialmente, é a promessa dos produtores de carne bovina de que a carne ou gado que geram em sua propriedade foram produzidos de forma segura.
O credenciamento no LPA significa que o produtor se responsabiliza pelo que vende. Quando um produtor preenche o formulário de Declaração Nacional de Vendedor, está garantindo que suas práticas na fazenda cumprem com os requerimentos do LPA.
Um processo de auditoria aleatória é aplicado aos produtores credenciados pelo LPA, onde os produtores precisam ser capazes de dar suporte às suas afirmações com registros precisos da propriedade.
Como um programa de segurança alimentar nas fazendas da indústria, o LPA cumpre com requerimentos rígidos dos mercados domésticos e de exportação, fornecendo garantias sobre a segurança da carne bovina australiana. O processo não é obrigatório, mas muito poucos processadores domésticos, e nenhum dos que exportam, correm o risco de comprar gado não-LPA, fornecendo o mais forte incentivo possível para se unir ao programa.
O presidente do comitê conselheiro do LPA, Kevin Roberts, disse que cada vez mais, o feedback dos auditores do LPA sugerem que alguns produtores estão se perdendo dos princípios por trás do programa e porque ele é necessário.
Desde o impulso inicial para o LPA, que começou em 2003-04, os produtores mais velhos foram substituídos por seus filhos; e novas pessoas entraram na indústria pecuária. Isso levou a uma desconexão no entendimento sobre as razões criticamente importantes pelas quais a indústria opera o LPA. Percebeu-se que era hora de reestabelecer essas conexões e compromissos com os produtores que podem não ter sido intimamente expostos ao programa desde o começo.
Roberts afirmou que o sucesso da indústria pecuária da Austrália foi apoiado por sua reputação invejável como um produtor seguro e limpo de carnes vermelhas. As práticas nas fazendas requeridas pelo LPA são uma parte crítica para garantir que os produtos supram rígidos requerimentos de segurança alimentar dos mercados doméstico e de exportação. O credenciamento com o LPA não é somente sobre marcar um campo no formulário da Declaração Nacional de Vendedor, esse é somente o passo final, sistemas apropriados nas fazendas que garantem que a carne vermelha que produzem é segura precisam apoiar essa ação final.
Para ajudar os produtores de carnes vermelhas e aqueles que os suportam a entender totalmente suas responsabilidades sob o LPA, o programa criou um grupo de recursos de informações online voltado aos produtores. Uma nova campanha publicitária nacional está enfatizando os produtores o papel pessoal que eles têm em manter a reputação da Austrália como produtor de carnes vermelhas segura e limpa.
Outra parte da campanha de conscientização é um vídeo de quatro minutos que foi produzido para explicar os conceitos básicos do programa, incluindo cinco elementos que os produtores precisam considerar para cumprir os requerimentos de segurança alimentar. Baseado nesse processo de auditoria, o vídeo destaca situações típicas da produção e soluções complacentes com o LPA. Veja abaixo:
Para cumprir com o programa LPA, os pecuaristas precisam manter registros detalhados da fazenda, incluindo todos os tratamentos e movimentos do gado, bem como fazer uma avaliação de risco de sua propriedade. Um livreto de modelos foi produzido para apoiar os produtores na manutenção de registros no nível requerido pelo LPA. Esses livretos podem ser baixados no site do LPA. A partir de maio, também estarão disponíveis cópias para os produtores comprarem quando pedirem novos livretos da Declaração Nacional de Vendedor.
O LPA é supervisionado pelo Comitê Conselheiro LPA da indústria (LPAAC). O comitê é composto por representantes de membros da indústria responsáveis pela produção de carnes vermelhas, gado bovino, suíno, caprino e gados leiteiros, processadores e agentes pecuários.
A reportagem é do Beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.