O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, afirmou que o programa nacional para conversão de pastagens degradadas deverá ser anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a COP 28, em Dubai. A previsão inicial era que o lançamento fosse realizado em Brasília no dia 22 de novembro.
“O grande projeto determinado pelo presidente Lula ainda na transição e desenvolvido pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para conversão de pastagens degradadas em áreas agriculturáveis ou pastagens intensivas será o grande mote que apresentaremos na COP, com previsão de fala de Lula nesse tema”, afirmou em coletiva nesta terça-feira (28/11).
Perosa disse que o decreto presidencial que cria o programa “está para sair, aguardando ajuste final da Casa Civil”.
O secretário reforçou que o programa prevê que o Brasil incorpore à atividade produtiva cerca de 40 milhões de hectares, com custo de US$ 3 mil por hectare. “São US$ 120 bilhões de dólares para serem investidos ao longo de 10 anos. Atualmente, o Brasil já incorpora um milhão de hectares, a nossa meta é fazer uma alavanca disso, para que o país passe a incorporar quatro milhões de hectares a partir do ano que vem”, apontou.
Fonte: Globo Rural.