O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realiza até sexta-feira (10), na sede do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, no Rio de Janeiro (RJ), o Encontro Nacional do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros. O evento é uma ação do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros, desenvolvido pelo Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária.
O encontro reúne especialistas de diversos países das Américas para discutir estratégias e ações desenvolvidas pelo programa em território brasileiro, além de proporcionar intercâmbio de informações e aperfeiçoamento técnico das diversas áreas envolvidas na vigilância, prevenção e diagnóstico da enfermidade no Brasil.
Especialistas no assunto debatem a situação da raiva no mundo e as novas perspectivas de controle, a situação epidemiológica da raiva nas Américas e ações em educação sanitária e comunicação no controle da raiva dos herbívoros.
Hoje, às 8h30, o veterinário Guilherme Marques, coordenador do programa brasileiro de controle da raiva, falará sobre as ações do Mapa. Haverá ainda palestras de Carlos Esberarde, Fundação Rio Zôo, às 9h20, sobre biologia e taxonomia; de Clayton Gitti, da Universidade Federal Rural do Rio (UFRRJ), às 10h30, sobre atividades de campo no controle de raiva; de Fumio Ito, da Universidade de São Paulo (USP), às 13h30, sobre o vírus rábico e sua epidemiologia; de Lucia Montebelo, do Ministério da Saúde, às 14h20, sobre a situação atual da raiva no Brasil; de Silmar Pires, às 15h30, sobre a participação da comunidade nos programas estaduais de controle da raiva; de André Deberdt, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), às 16h20, sobre a legislação ambiental brasileira.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint