Depois de vender 1.500 touros Montana em 2002, cerca de 13% mais que o volume comercializado em 2001, o Programa Montana abre a temporada de leilões na Expolondrina 2003, que acontece de 9 a 13 de abril, no Parque de Exposições de Londrina (PR). Por ser o primeiro leilão no estado, a programação do Montana terá o objetivo de expor os benefícios deste animal, composto por 4 tipos biológicos que, cruzado com vacas Nelore ou com fêmeas cruzadas (F1), produz progênies mais produtivas e precoces.
Para isso, a programação começa já no dia 9 com um seminário técnico que abordará o tema “Cruzamento ou Raça Pura: como será daqui a 10 anos”.
No dia 10, pela manhã, haverá um julgamento técnico dos touros Montana e, em seguida, atendimento a criadores interessados em conhecer mais sobre as vantagens do Montana. No final da tarde do dia 10, a partir de 17h00, acontece o 1o Leilão Montana Paraná, no recinto de leilões Horácio Sabino Coimbra, localizado no parque de exposição de Londrina, com a venda de 40 touros Montana prontos para uso. Durante toda a feira, o Programa Montana contará com a Casa Montana. Lá, os interessados poderão conhecer melhor este composto e tirar suas duvidas junto aos técnicos do programa.
O composto Montana chegou ao Brasil em 1994, pela associação das empresas CFM Agropecuária e a Leachman Cattle Company. Além de trazer uma solução para o cruzamento nos trópicos, o Montana trouxe o sistema de franquia para a pecuária. Hoje, 20 dos maiores pecuaristas brasileiros trabalham em conjunto no Programa, a fim de produzir e selecionar touros Montana.
Para se ter idéia do critério de seleção do Programa Montana, do plantel de mais de 55.000 fêmeas nasceram 10.554 machos Montana na safra 2000 e apenas 20% destes foram selecionados para a venda como touro, todos com DEPs positivas, CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção, outorgado pelo Ministério da Agricultura) e exames andrológicos. O objetivo desta pressão de seleção é produzir touros com altíssima genética aditiva, além da retenção de heterose, garantindo alta produtividade nas gerações futuras.
Mais informações sobre o composto Montana através do formulário abaixo.
Fonte: Assessoria de imprensa do Composto Montana (por Andréa Russo)