China se sente pressionada por oferta de alimentos
31 de janeiro de 2011
Doha deve ser concluída em 2011 para evitar fracasso
31 de janeiro de 2011

Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias – PRÓ-BPA

Os processos de produção agropecuária, de diversos países europeus, já utilizam as BPA, são notórias e aceitas pelo setor. Muitos destes processos são as bases para as certificações de qualidade e denominações de origem, bastante utilizadas e reconhecidas como fator de agregação de valor aos produtos na Europa. No Brasil estas práticas, apesar de já serem divulgadas há vários anos, com alguns programas vigentes, não são utilizadas a contento pelos produtores. No campo, percebe-se grande desconhecimento destas, aliadas a descrença que de fato serão benéficas.

Muito se tem discutido a respeito das boas práticas agropecuárias. Estas são provenientes da década de 70, quando produtores rurais, após o uso intensivo de agroquímicos, oriundos da revolução verde, identificaram problemas tanto ambientais quanto para saúde humana. Sob estes conceitos de racionalidade e de utilização que práticas que catalisassem a produção, mas mitigando seus efeitos negativos, diversas práticas foram propostas muitas são amplamente utilizadas e demonstram, de fato, que são de grande valia para o setor.

Os processos de produção agropecuária, de diversos países europeus, já utilizam as BPA, são notórias e aceitas pelo setor. Muitos destes processos são as bases para as certificações de qualidade e denominações de origem, bastante utilizadas e reconhecidas como fator de agregação de valor aos produtos na Europa.

No Brasil estas práticas, apesar de já serem divulgadas há vários anos, com alguns programas vigentes, não são utilizadas a contento pelos produtores. No campo, percebe-se grande desconhecimento destas, aliadas a descrença que de fato serão benéficas. Os produtores ainda se mostram céticos a adotarem tais medidas, ou rejeitam sob a justificativa de dificuldade de mão de obra qualificada. Falta, de fato, um amplo trabalho de difusão e divulgação, que deve ser aliado, também, a uma perspectiva de benefícios diretos e indiretos, fator motivador aos produtores.

O MAPA, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, publicou a PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 36, DE 25 DE JANEIRO DE 2011, que Institui o Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias – PRÓ-BPA, com o objetivo de desenvolver e promover a inclusão das Boas Práticas Agropecuárias nas propriedades rurais das diversas cadeias pecuárias do país.
Tem como objetivos:

I – desenvolver políticas públicas de apoio à adoção e implantação das boas práticas agropecuárias pelo produtor rural;
II – promover eventos de difusão e divulgação do programa, tais como palestras, seminários, workshops entre outros;
III – capacitação de técnicos, produtores, funcionários e demais envolvidos em boas práticas agropecuárias;
IV – articulação com órgãos de extensão rural para ampliar a difusão de tecnologia do PRÓ-BPA destinada aos diversos produtores rurais;
V – publicação de cartilhas orientativas do PRÓ-BPA e das legislações vigentes, com interface no programa, e sua aplicabilidade na produção pecuária;
VI – incentivar a celebração de acordos e convênios com entidades públicas e privadas para fomento de ações ligadas ao PRO-BPA; e
VII – articular com os órgãos ambientais, trabalhistas e da agricultura no âmbito federal, estadual e municipal de forma a cooperar na difusão e implementação do PRÓ-BPA nas propriedades rurais em suas áreas de atuação.

Tais ações são de extrema relevância. Seria importante aproveitar muito do que já foi fomentado e publicado pelos governos para a devida difusão destes conceitos, sem perder de vista que, além de garantir uma produção mais sustentável, as BPA são prérrequisitos para as normas de certificação, que garantem a diferenciação e valorização dos produtos ao consumidor.

Aguardam-se, então, as ações que serão fomentadas pelo programa, mas as atitudes proativas devem ser realizadas por todo o setor, no intuito de otimizar o esforço e o recurso que será empenhado em mais esta ação.

Comments are closed.