Análise Semanal – 21/01/04
21 de janeiro de 2004
Brasil não terá problema em atender novas exigências dos EUA
23 de janeiro de 2004

Programa visa melhoramento genético em propriedades familiares

Com o repasse de três touros de três anos da raça devon, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel oficializaram ontem o acordo com vistas ao melhoramento genético do rebanho bovino de pecuaristas familiares da região no RS.

Os reprodutores passaram por teste de avaliação andrológica e sanitária no Centro de Pesquisa Fepagro Forrageiras, no município, onde foi firmado o contrato de permuta e cooperação recíproca. Em contrapartida, os associados do sindicato que tiverem fêmeas inseminadas deverão entregar três terneiros.

São Gabriel é o quarto município onde o governo gaúcho está implementando o Programa Estadual de Pecuária Familiar, cujo lançamento oficial será em fevereiro. Novo convênio será assinado hoje com a Associação Comunitária dos Moradores de Itu, em Manoel Viana.

De acordo com o diretor técnico da Emater-RS, Ricardo Schwarz, o programa pretende desenvolver ações junto a 50 mil famílias no RS que vivem exclusivamente da pecuária não-extensiva. “São produtores que estavam fora das políticas públicas do governo, fora do Pronaf, que criam três milhões de cabeças de gado geral de corte”.

Na avaliação do presidente da Fepagro, Carlos Cardinal, a iniciativa proporcionará melhor renda ao produtor a partir da melhoria da linhagem do rebanho.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.