Análise semanal – 12/05/04
12 de maio de 2004
CLA, carne bovina e saúde
14 de maio de 2004

Programas de marketing da carne bovina dos EUA ganham prêmios

Várias campanhas publicitários, de marketing e informativos sobre a carne bovina dos Estados Unidos têm sido reconhecidas nacionalmente por sua efetividade. Elas são financiados por produtores de carne bovina do país, por meio do programa chamado Beef Checkoff (que conta com a colaboração financeira de todos os produtores), administrado pela Comissão de Pesquisa e Promoção de Carne Bovina da Comissão de Produtores de Carne Bovina (Cattlemen’s Beef Board – CBB).

A campanha publicitária financiada pelo Beef Checkoff cujo slogan principal é “Carne Bovina. Isso é o que tem para o jantar” (“Beef. It’s What’s For Dinner“) ganhou o premio EFFIE, um dos mais cobiçados e prestigiosos prêmios nacionais da indústria publicitária. O prêmio é apresentado anualmente pela Associação Americana de Marketing de Nova York em reconhecimento às campanhas publicitárias mais efetivas do ano. Este é o segundo ano seguido que o programa ganha o prêmio.

A campanha publicitária “Beef. It’s What’s For Dinner” foi administrada pelo CBB e pelos conselhos estaduais de carne bovina por meio da Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina dos EUA (National Cattlemen’s Beef Association – NCBA) e criada pela agência de publicidade Leo Burnett. Centenas de campanhas publicitárias foram avaliadas para o prêmio EFFIE deste ano para reconhecer a criativa realização ao cumprir e superar os objetivos da campanha.

A campanha “Beef. It’s What’s For Dinner” também recebeu recentemente o Prêmio de Excelência para Campanha de Marketing Corporativo do ano da Associação Internacional de Profissionais de Culinária dos Estados Unidos (International Association of Culinary Professionals – IACP).

Outros programas

Vários outros programas financiados pelo Beef Checkoff receberam prêmios durante o Prêmios aos Melhores da NAMA, apresentado pela Associação Nacional de Agri-Marketing (National Agri-Marketing Association – NAMA). Os prêmios são destinados aos melhores trabalhos de comunicação agrícola, com os vencedores de 2004 sendo anunciados na Conferência de Agri-Marketing e Show Comercial realizado em 14 de abril, em Kansas City, Missouri.

O prêmio para melhor apresentação em relações públicas foi dado à campanha chamada “Cool-2B-Real Beef Checkoff Youth Campaign“, que teve como foco meninas de oito a doze anos de idade e mostrou a carne bovina como um alimento que combina com uma dieta saudável. O programa foi conduzido para o CBB pelo NCBA e pela SR Brown Communications.

“A Cool-2B-Real Campaign envolveu um extensivo processo de pesquisa”, disse o presidente do Sub-comitê de Educação e Informação, Gary Sharp. “Nós queríamos criar um programa com alcance que ajudaria de forma bem sucedida as meninas a fazerem escolhas alimentícias saudáveis”.

O CBB e o NCBA ganharam vários outros prêmios NAMA, incluindo um prêmio regional para a Campanha Publicitária de Relações Públicas de Nutrição Integrada financiada pelo Beef Checkoff, um prêmio relacionado à administração de assuntos públicos para comunicações na crise em resposta ao surgimento de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no Canadá, e um prêmio regional em benefício do Simpósio de Carne Bovina em Foodservice. Um prêmio regional para publicações internas pelos “Issues Updates” da associação também foi apresentado.

O Melhores do NAMA opera em um formato de julgamento regional, com os inscritos sendo enviados ao escritório nacional do NAMA e julgados por profissionais da indústria em um nível regional, No total, mais de 1230 inscrições e prêmios foram apresentados em 71 categorias. São dados três prêmios nas categorias de publicidade, relações públicas e áreas de especialidades a cada ano.

O programa Beef Checkoff foi estabelecido a partir da Farm Bill 1985, dos EUA. Ele determina uma contribuição de US$ 1 por cabeça de bovinos vivos domésticos e importados, além de uma arrecadação similar em carne bovina e produtos derivados importados. O Estado retém 50 centavos e envia 50 centavos por cabeça à Comissão de Pesquisa e Promoção de Carne Bovina, que administra o programa nacional, que é sujeito à aprovação do NCBA.

Fonte: Cattlemen’s Beef Board, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Flavio Saldanha disse:

    Eu, profissional de marketing, fico empolgado com as campanhas e o envolvimento das associações e da iniciativa privada que promovem o consumo de carne e disseminam seus benefícios em todos os planos e segmentos no exterior e também no Brasil.

    Trabalho com carne in natura e industrializada desde 1986 e não perdi as esperanças de participar de um programa que valorize a carne bovina, que agregue valor e qualidade ao nosso produto. Na qual possamos unir todos os elos desta corrente produtiva e divulgar os benefícios do consumo da carne. De um selo de qualidade e de um órgão regulamentador, a fim de agirmos na defesa de nosso produto “Do pasto ao Prato”.

    A cada dia a minha percepção de importância, de iniciativas de órgãos como o Beef Point , SIC e outros, aumenta. Abrem nossas mentes e criam uma sociedade de amigos da cadeia produtiva da carne bovina.