Mercado Físico da Vaca – 26/05/09
26 de maio de 2009
Mercados Futuros – 27/05/09
28 de maio de 2009

Programas sociais minimizam efeitos da crise

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) disse nesta terça-feira (26) que programas sociais do governo, como o Bolsa-Família, ajudam a manter a economia em meio à crise mundial. Segundo Bernardo, estes programas funcionam como "guarda-chuvas para a crise", mantendo em alta o consumo interno.

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) disse nesta terça-feira (26) que programas sociais do governo, como o Bolsa-Família, ajudam a manter a economia em meio à crise mundial. Segundo Bernardo, estes programas funcionam como “guarda-chuvas para a crise”, mantendo em alta o consumo interno.

Reconhecendo que o desempenho da economia no primeiro trimestre ficará “muito aquém do que se imaginava”, o ministro disse estar convencido de que o Brasil terá posição mais forte no cenário mundial, ao fim da crise. Bernardo destacou que, ao contrário de crises anteriores, o país mantém estabilidade sem precisar recorrer a organismos internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional). “Antes, o governo sempre quebrava. E tinha que adotar medidas como aumentar impostos, cortar gastos de maneira profunda, paralisando certos programas. Para resolver o problema, tinha que buscar ajuda do FMI, do Banco Mundial… Era tanta condição que se colocava para conseguir dinheiro, que nós tínhamos que, praticamente transferir a tarefa de governar para eles”, afirmou, em discurso durante cerimônia de lançamento do novo sistema de recursos humanos do governo do Rio de Janeiro.

Bernardo estimou que a arrecadação do governo ao longo de 2009 cairá R$ 61 bilhões em relação ao ano passado, devido à crise e a reduções de impostos para manter a atividade econômica. O cálculo do governo aponta que essas desonerações somarão R$ 21 bilhões. “Há dois anos que ouvimos notícias sobre a crise, mas o Brasil se mantém estável. Em 2007 e 2008, crescemos acima dos 5%. Se avaliarmos os últimos 30 anos, foram poucas as vezes que crescemos nesse padrão”, comentou.

A matéria é de Cirilo Junior, para a Folha Online, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.