Paraguai totalmente habilitado para exportar carne ao Chile
10 de julho de 2013
Brasil tem novo recorde na produção de grãos, com aumento de 11%
10 de julho de 2013

Projeto “Carne Prime del Uruguay” traz genética Wagyu da Austrália para Uruguai

A base do rebanho “Uruwagyu” que está instalando o consórcio é formada por exemplares com destaque nos principais componentes que fazem a qualidade da carne. Os animais estarão destinados à produção de sêmen e embriões.

O consórcio de capitais venezuelanos Carne Prime del Uruguay, cujo projeto contempla a construção de uma planta frigorifica de última geração na Flórida, já incorporou a base de seu núcleo genético, trazendo ao Uruguai cinco touros e 22 fêmeas da raça bovina japonesa Wagyu.

Os animais procedem de um rebanho de elite na Austrália. De acordo com o engenheiro e diretor do Consórcio Carne Prime del Uruguay, Daniel Pagliano, o país vai trazer genética avançada e especialmente selecionada. Segundo ele, será instalado um núcleo genético no Uruguai e que será a base para produzir carne de alta qualidade.

A base do rebanho “Uruwagyu” que está instalando o consórcio é formada por exemplares com destaque nos principais componentes que fazem a qualidade da carne. Os animais estarão destinados à produção de sêmen e embriões. Pagliano afirma que a genética será incorporada em sistemas de cruzamentos com outras raças bovinas, para os negócios de cria, recria e engorda, o que permitirá chegar ao frigorífico com um nível de qualidade de carne que permita ter acesso aos mercados mais importantes. Paralelamente, na Florida se instalará um centro de cria.

Pagliano não nega a possibilidade de incorporar mais genética. Ele afirma que sempre há necessidade de ir incorporando genética com o tempo e o mais importante é ir gerando a base de animais puros e seus cruzamentos, para estabelecer produção de alta qualidade.

No entanto, o grupo está na etapa decisiva do que será seu moderno frigorífico que terá um investimento global de US$ 20 milhões. A planta terá capacidade de abate de 300 animais por dia.

Por último, Pagliano conclui que será um frigorífico com tecnologia europeia, projetado com empresas especializadas do setor de carnes dessa região.

A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.