Produtores rurais com rebanho inferior a 50 bovinos poderão passar a receber gratuitamente vacinas contra febre aftosa diretamente do Governo Federal. A proposição faz parte do projeto de lei 158/2003, de autoria do deputado Inocêncio Oliveira, que determina a obrigatoriedade do fornecimento, pelo Governo Federal, de vacinas contra febre aftosa aos produtores de gado e/ou búfalos que se enquadrem no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou com rebanho inferior a 50 cabeças.
A justificativa para tal projeto está na necessidade da completa e definitiva erradicação da febre aftosa no Brasil, atendendo as exigências do mercado internacional de carnes.
Conforme justificativa que consta no projeto, não há outro investimento público na pecuária brasileira que dê retorno tão elevado quanto a erradicação de doenças infecciosas, como a febre aftosa.
Segundo o consultor do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), Sebastião Guedes, esse projeto merece análise minuciosa por parte dos parlamentares. A entidade aguarda a votação da propositura, que se encontra nas comissões de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados, com prazo para emendas encerrado.
Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint