Projeto da Universidade Federal de Uberlandia com parceria da Agroceres Multimix Nutrição Animal Ltda.
Por Marcia Midori Moraes (assessora de imprensa Agroceres Multimix Nutrição Animal) e Fernanda Altieri Ferreira, Dra em Produção Animal e Nutricionista Agroceres Multimix Nutrição Animal.
Em 2011, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entrou em contato com a Agroceres Multimix Nutrição Animal propondo um projeto em parceria, a Prova Nacional de Desempenho Individual de Touros Nelore. O projeto é uma das ações do Programa Pecuária Sustentável: O Nelore do Portal do Cerrado, em desenvolvimento na Vitrine Tecnológica da fazenda experimental Capim Branco, que visa identificar animais geneticamente superiores, adaptados às condições de criação em bioma Cerrado, com intuito de atender a grande demanda do mercado pecuário brasileiro por touros jovens Nelore com comprovado potencial de produtividade. Caracteriza-se como um projeto de inovação tecnológica e que propicia a interação e participação efetiva da iniciativa pública, privada e empresarial. O objetivo da prova era selecionar touros, todos da raça Nelore, para melhor produção nas condições do cerrado brasileiro. A melhor produção foi medida em termos de ganho em peso diário, precocidade sexual, rendimento e acabamento de carcaça, em condições de pasto, com o objetivo desses reprodutores passarem esse potencial genético aos rebanhos em que fossem integrados como reprodutores. Os touros eram pertencentes a distintos criatórios da raça em Minas Gerais e demais estados brasileiros. Os animais seriam recriados a pasto na fazenda experimental Capim Branco, em Uberlândia, para então serem leiloados como reprodutores.
À Agroceres Multimix coube a recomendação e fornecimento dos produtos nutricionais corretos para a suplementação a pasto, assim como manejo e acompanhamento. Assim, em Julho de 2011, a prova se iniciou com a participação de 17 criatórios e 53 tourinhos da raça Nelore nascidos entre setembro e dezembro de 2010 com peso inicial de 212 kg de peso vivo.
Como proposta nutricional, a Agroceres Multimix recomendou uma suplementação estratégica a pasto para período de seca e águas. Com este tipo de programa, são levados em consideração os efeitos do clima sobre a pastagem.
RESULTADOS
Os tourinhos apresentaram os seguintes resultados:
• ganho médio diário de 0,738 g por cabeça.
• 378 kg de peso vivo aos 19 meses na conclusão do teste.
O período do teste foi de Outubro de 2011 a Maio de 2012, foi realizado a pasto e o excelente resultado com consequência da suplementação adequada as condições de disponibilidade de pasto no cerrado em estação do ano.
A seguir, nas figuras 1 e 2, são apresentados os resultados de desempenho dos tourinhos participantes da prova de seleção.
Em resumo, o período de recria dos tourinhos de Outubro de 2011 a Maio de 2012 realizado a pasto com auxílio da suplementação com produtos adequados a cada estação do ano resultou em ganho médio diário de 0,738 g por cabeça. Os animais concluíram a prova com a idade de 19 meses e média de 378 kg de peso vivo.
SUPLEMENTAÇÃO À PASTO
Quando a prova começou, em plena estiagem de Julho, a pastagem encontrava-se em boa quantidade, porém com perda de qualidade em relação ao período das águas. Isto significa decréscimo de proteína bruta e aumento de componentes fibrosos, com menor aproveitamento pelo gado. Desta forma, durante este período de desafio, se faz necessária suplementação complementar aos nutrientes que faltam nas forrageiras. Dentre estes nutrientes, o principal deles- a proteína bruta-pode ser oferecida em suplementos apropriados para a seca. É o caso do produto Nutriseca, recomendado para suplementação dos tourinhos da prova durante os meses de Agosto, Setembro, Outubro e Novembro de 2012. O consumo diário recomendado deste produto para a prova foi de 250 g por animal.
A partir do começo da estação chuvosa que ocorreu na região no final do mês de outubro, ocorre a mudança de qualidade da forragem com aumento de seu teor proteico. Assim, outro tipo de suplementação especial para o período das águas é mais apropriada. Desta forma, no final do mês de outubro começou o fornecimento gradual do suplemento “Confinatto A758” aos tourinhos. Especial para o período chuvoso, o “Confinatto A758” possui em sua composição proteína bruta e todos os minerais necessários ao bom desenvolvimento dos animais. O consumo diário recomendado deste produto foi de 1,5 kg por animal.
Após o término desta prova os tourinhos foram encaminhados para um breve período de confinamento a fim de serem preparados para o leilão que os negociaria como reprodutores. O leilão, que ocorreu em Setembro de 2012, foi um sucesso e os criadores ficaram muito satisfeitos com o desempenho dos animais.
CONCLUSÃO
Como conclusão, a suplementação estratégica auxiliou os animais a obterem desenvolvimento adequado, complementando os nutrientes faltantes na pasta. O resultado foi a produção de tourinhos de alto nível genético, com média de 22 meses de idade, e com muitos anos de serviço pela frente, prontos para a próxima estação de monta.
A Prova de Desempenho Individual de Touros Nelore superou as expectativas em relação à inovação e transferência de tecnologias. Tecnicamente, os resultados obtidos evidenciaram que o desempenho de bovinos Nelore em regime de pasto foi potencializado com o uso da suplementação adequada, recomendada de acordo com a oferta e qualidade de forragem, o que permitiu a máxima expressão do potencial genético dos animais, e consequentemente, a diminuição do período de recria e a antecipação do uso de touros jovens na estação de monta, o que gera um grande impacto econômico para a pecuária de corte.
Nas ações de transferência tecnológica, contamos com a participação efetiva dos criadores participantes da Prova, com visitas frequentes na Vitrine Tecnológica da UFU e a adoção das tecnologias utilizadas. Houve a realização de 1 (um) curso técnico em manejo e bem estar animal, 1 (uma) reunião técnica com os criadores participantes da Prova para apresentação e discussão dos resultados, 1 (um) dia de campo, duas (2) apresentações da Prova de Touros na ABCZ e ANCP, uma (1) Amostra dos Touros durante a Expogenética 2012 em Uberaba e 1 (um) leilão realizado no Tatersal de Elite do Sindicato Rural de Uberlândia, além das ações de divulgação pela mídia local e do estado de Minas Gerais.
A 2ª Prova já está em andamento e temos a participação de 24 criatórios dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo. Para a 3ª Prova, que iniciará em julho de 2013, será incrementada a avaliação de eficiência alimentar por meio do uso do sistema GrowSafe.