O Projeto “Brahman Road Show – Australia comes to Brazil” está promovendo um circuito de palestras, do dia 13 de outubro à 04 de novembro, para apresentar a genética Brahman australiana para o mercado brasileiro. Organizado pela Embryogen, em parceria com a Vitrogen, o projeto visa estabelecer relações comerciais com o país para a importação de embriões e genética Brahman para o Brasil, além de mostrar as tecnologias e tendências em reprodução animal.
Ao todo, serão três semanas de seminários, reuniões e visitas técnicas, em cinco estados brasileiros, com a participação do renomado geneticista, Dr. Donald Wild, responsável pela seleção do material genético da raça Brahman dos principais plantéis de produção de embriões da Austrália, país com um dos mais importantes criatórios no mundo, com animais selecionados dos plantéis formadores da raça nos Estados Unidos.
A idéia do projeto para trazer a genética Brahman australiana para o Brasil foi desenvolvido pela Embryogen e Vitrogen, a partir da aliança entre “Australian Reproduction Company – ARC”, especializada em seleção genética e “AA Company – Australian Agricultural Company”, empresa com o maior rebanho e uma das maiores do mundo, integrante do programa do melhoramento genético do governo da Austrália.
A programação do “Brahman Road Show – Australia comes to Brazil” terá início na cidade de São Paulo – SP no dias13/10. O evento seguirá para Belo Horizonte – MG (de 17 a 19/10), para Uberaba – MG (durante a II ExpoBrahman – de 20 a 23/10), Goiânia – GO (de 24 a 27/10), Brasília – DF (de 28 a 30/10) e finaliza em São Paulo – SP (de 31/10 a 04/11).
Os eventos e palestras contam com o apoio da Câmara Oficial de Comércio Brasil Austrália, da Câmara Americana de Comércio de Belo Horizonte e Goiânia, Federações de Agricultura, além de parceiros e instituições como a Agropecuária Fazenda Sanga Puitã e Associação dos Criadores de Brahman.
O projeto Brahman no Brasil
Há três anos a Vitrogen foi parceira do projeto Brahman Brasil (BrBr), iniciativa pioneira no país, na importação de oito novilhas do maior criador da raça no mundo, a JD Hudgings, no Texas, Estados Unidos. Em parceira com a fazenda Flamboyant, o presidente da Vitrogen, André Dayan, foi responsável pela escolha de oito novilhas do plantel Hudgins, além da coleta das fêmeas e a implantação das receptoras.
Pensando em contribuir ainda mais para o desenvolvimento do plantel Brahman no país, a Vitrogen e Embryogen começaram a estudar a possibilidade da importação de embriões da Austrália. Segundo Dayan, a importação da genética australiana vem acrescentar muito para o rebanho elite da raça no Brasil. “O Brahman vem crescendo muito nos últimos anos no país. Com essa parceria entre Brasil e Austrália os criadores brasileiros terão fácil acesso a uma das melhores genéticas do mundo. É o momento ideal para investir na genética da raça”, afirma.
Fonte: Assessoria de imprensa da Embryogen Brasil
0 Comments
É um grande salto que a pecuária está dando em trazer genética Brahman australiana para o país, pois eu acredito que esta raça é uma das melhores raças com potencial para crescimento genético em nossa pecuária, principalmente quando ocorre esta diversificação de linhagens, que promoverá a maximização do potencial genético da raça.