Semana agitada, BM&F recua e frigoríficos iniciam pressão baixista
26 de junho de 2008
Análise Gráfica – contrato futuro boi gordo: 29-06-2008
30 de junho de 2008

Projeto Universidade Aberta reúne mais de 80 alunos na Feicorte 2008

A Universidade do Boi e da Carne promoveu durante a Feicorte 2008 o Projeto Universidade Aberta. Duas palestras gratuitas foram realizadas no dia 18 de junho com a participação de cerca de 80 alunos. Pela manhã, a aula ficou por conta do professor Pedro Eduardo de Felício, da Unicamp, que abordou o tema "Sistemas de classificação de carcaças e remuneração pela qualidade".

Melhoramento genético e classificação de carcaça foram os temas abordados nas palestras

A Universidade do Boi e da Carne promoveu durante a Feicorte 2008 o Projeto Universidade Aberta. Duas palestras gratuitas foram realizadas no dia 18 de junho com a participação de cerca de 80 alunos. Pela manhã, a aula ficou por conta do professor Pedro Eduardo de Felício, da Unicamp, que abordou o tema “Sistemas de classificação de carcaças e remuneração pela qualidade”.

Para Octavio Pereira Lima, gerente de novos negócios da Pecuária Damha, que participou da aula, a iniciativa é propícia. “É muito importante esse tipo de ação, é uma ótima oportunidade de discussão e troca de experiências com diversos profissionais do setor”, ressaltou.

No período da tarde, o professor Raysildo Lobo, da USP e presidente da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP), ministrou a palestra sobre “O papel da seleção e melhoramento genético animal na produção de carne de qualidade”. Em seguida, o criador e selecionar Luciano Borges Ribeiro compartilhou com os alunos os mais de 20 anos de experiência em seleção no Rancho da Matinha. Borges acredita que a nova geração pode dar um novo rumo para a pecuária. “Nas pistas de julgamentos, por exemplo, a reprodução deveria ser mais valorizada e não somente o ponderal alto. Acredito que a reprodução é tão importante quanto o desenvolvimento do animal”, afirmou.

De acordo com o coordenador do curso de zootecnia da Universidade São Marcos, Ruben Velazco, os alunos precisam saber se o conhecimento recebido em sala de aula é compatível com a realidade do mercado. “Somente com o contato direto com os profissionais é possível fazer uma análise mais prática de tudo”, destacou.

Para o presidente da Nelore do Brasil, Vilemondes Garcia, que acompanhou as palestras, o objetivo é debater conceitos técnicos de relevância para o setor pecuário. “O projeto pretende em uma linguagem prática, atualizar estudantes, produtores e profissionais a respeito dos temas abordados, sempre valorizando a troca de experiências”, destacou.

Esta edição do Projeto Universidade Aberta foi uma realização da Universidade do Boi e da Carne e da Universidade São Marcos, com apoio da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária e da Feicorte.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.


Foto 1. Pedro de Felício da Unicamp (Erika Fatori)


Foto 2. Raysildo Lobo da ANCP (Erika Fatori)


Foto 3. Vilemondes Garcia presidente da Nelore do Brasil acompanhou as palestras (Erika Fatori)

Fonte: Assessoria de comunicação da ACNB (ContatoCom > Comunicação Integrada)

Os comentários estão encerrados.