A Universidade do Boi e da Carne promoveu durante a Feicorte 2008 o Projeto Universidade Aberta. Duas palestras gratuitas foram realizadas no dia 18 de junho com a participação de cerca de 80 alunos. Pela manhã, a aula ficou por conta do professor Pedro Eduardo de Felício, da Unicamp, que abordou o tema "Sistemas de classificação de carcaças e remuneração pela qualidade".
Melhoramento genético e classificação de carcaça foram os temas abordados nas palestras
A Universidade do Boi e da Carne promoveu durante a Feicorte 2008 o Projeto Universidade Aberta. Duas palestras gratuitas foram realizadas no dia 18 de junho com a participação de cerca de 80 alunos. Pela manhã, a aula ficou por conta do professor Pedro Eduardo de Felício, da Unicamp, que abordou o tema “Sistemas de classificação de carcaças e remuneração pela qualidade”.
Para Octavio Pereira Lima, gerente de novos negócios da Pecuária Damha, que participou da aula, a iniciativa é propícia. “É muito importante esse tipo de ação, é uma ótima oportunidade de discussão e troca de experiências com diversos profissionais do setor”, ressaltou.
No período da tarde, o professor Raysildo Lobo, da USP e presidente da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP), ministrou a palestra sobre “O papel da seleção e melhoramento genético animal na produção de carne de qualidade”. Em seguida, o criador e selecionar Luciano Borges Ribeiro compartilhou com os alunos os mais de 20 anos de experiência em seleção no Rancho da Matinha. Borges acredita que a nova geração pode dar um novo rumo para a pecuária. “Nas pistas de julgamentos, por exemplo, a reprodução deveria ser mais valorizada e não somente o ponderal alto. Acredito que a reprodução é tão importante quanto o desenvolvimento do animal”, afirmou.
De acordo com o coordenador do curso de zootecnia da Universidade São Marcos, Ruben Velazco, os alunos precisam saber se o conhecimento recebido em sala de aula é compatível com a realidade do mercado. “Somente com o contato direto com os profissionais é possível fazer uma análise mais prática de tudo”, destacou.
Para o presidente da Nelore do Brasil, Vilemondes Garcia, que acompanhou as palestras, o objetivo é debater conceitos técnicos de relevância para o setor pecuário. “O projeto pretende em uma linguagem prática, atualizar estudantes, produtores e profissionais a respeito dos temas abordados, sempre valorizando a troca de experiências”, destacou.
Esta edição do Projeto Universidade Aberta foi uma realização da Universidade do Boi e da Carne e da Universidade São Marcos, com apoio da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária e da Feicorte.
Para mais informações preencha o formulário abaixo.
Fonte: Assessoria de comunicação da ACNB (ContatoCom > Comunicação Integrada)