A promoção da carne bovina da Austrália está sendo o ponto chave para estimular as exportações deste país ao mercado de exportação de A$ 1,3 bilhão do Japão, segundo anunciado pela gerente regional para o Japão do Meat and Livestock Australia (MLA), Samantha Jamieson.
Jamieson disse para mais de 200 pessoas durante o Fórum de Produtores do MLA ocorrido em Townsville que a excelente reputação da segurança dos alimentos da Austrália está sendo crucial imediatamente após a crise gerada pelo surgimento de casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no país asiático no ano passado.
“A marca Aussie Beef da carne bovina australiana tem uma imagem positiva entre os consumidores japoneses – uma imagem de divertido e prazeroso, além de ser seguro, saudável e extremamente saboroso. A marca também é conhecida por 95% dos consumidores japoneses”.
“O investimento da indústria de carne bovina australiana para construir uma consciência de sua marca nos forneceu uma sólida base sobre a qual desenvolvemos nossa recuperação estratégica do mercado, além de permitir uma futura expansão das exportações ao Japão”.
Mensalmente, as vendas de carne bovina da Austrália ao Japão agora se recuperaram a um nível de cerca de 90% dos níveis de antes da crise da EEB, apesar das exportações totais até agora neste ano ainda estarem 30% menores do que no mesmo período de 2001. “Apesar disso, nós temos potencial não somente para recuperar totalmente as vendas, mas também, para aumentar nossa participação no mercado do Japão”.
Enquanto a participação da Austrália no mercado de importação de carne bovina do Japão caiu no começo de 2002, esta participação aumentou em valor cerca de 2% até o momento neste ano.
“Cada porcentagem de aumento na participação do mercado em valor tem o valor de um adicional de A$ 35-40 milhões para a indústria de carne bovina da Austrália, sendo que compensa o investimento feito para o ganho desta recompensa”.
“A indústria de carne bovina da Austrália investirá A$ 16 milhões em promoções de carne bovina no Japão neste ano – financiado pelos produtores de carne, pelos processadores e pelo Governo Federal – para ajudar a aumentar as compras do Aussie Beef pelos consumidores japoneses”.
Segundo uma pesquisa feita pela AC Nielsen, além da segurança, outros pontos chave que influenciam na compra de carne bovina australiana por parte dos consumidores japoneses são o frescor, o sabor e o valor em dinheiro.
As promoções deste ano deverão focar cada vez mais no destaque no sabor do Aussie Beef, usando estratégias como degustação em estabelecimentos de varejo, promoções associadas aos vinhos australianos e campanhas como a Kids Smile Contest (Competição do Sorriso de Criança) para promover o quanto é “divertido e prazeroso” comer o Aussie Beef.
“As degustações nas lojas podem levar a um aumento significativo das vendas de 50% ou mais nos dias da promoção e nós pretendemos conduzir mais de 4 mil degustações em lojas em todo o Japão neste ano fiscal”.
Com mais de 60% da carne bovina australiana sendo consumida pelo setor de foodservice do Japão, o MLA está também trabalhando junto às principais redes de restaurantes para garantir que a carne bovina australiana mantenha e expanda sua presença de mercado neste setor em crescimento.
Fonte: Meat & Livestock Australia (por Megan Ball), adaptado por Equipe BeefPoint