Mercados Futuros – 25/05/07
25 de maio de 2007
Mantenha a fertilidade de seus reprodutores
29 de maio de 2007

Proposta com novos índices de produtividade está pronta

A proposta de atualização dos índices agrícolas, que determinam se uma área pode ser ou não desapropriada, já está pronta, mas o governo federal ainda não decidiu quando entrará em vigor. Por outro lado, o governo anunciou medidas para atender os pedidos dos trabalhadores.

A proposta de atualização dos índices agrícolas, que determinam se uma área pode ser ou não desapropriada, já está pronta, mas o governo federal ainda não decidiu quando entrará em vigor. A medida é pleiteada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), entidade organizadora do movimento Grito da Terra.

Diretores da Contag foram recebidos na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, no Palácio do Planalto. Eles esperavam o anúncio da atualização dos índices, que ainda são da década de 80.

Para o presidente da Contag, Manoel dos Santos, Lula já deveria ter anunciado a revisão. “Achamos que o presidente já precisava ter apresentado agora. Está com prego batido, ponta virada, resolvido. Está com o compromisso de ser realizado, mas não foi respondido agora”.

Por outro lado, o governo anunciou medidas para atender os pedidos dos trabalhadores: R$ 12 bilhões para o plano safra da agricultura familiar deste ano; redução dos juros cobrados nos financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); R$ 200 milhões para assistência técnica e aquisição de alimentos dos pequenos produtores e assentamentos de 120 mil famílias até o final do ano, informou reportagem de Carolina Pimentel, da Agência Brasil.

Os comentários estão encerrados.