Lideranças agrícolas exigem maior atenção dos candidatos para as questões ligadas ao agronegócio nesta fase decisiva das eleições
O segundo turno das eleições deve ser observado pelas duas candidaturas que disputam a Presidência da República como oportunidade única para um maior esclarecimento relativo às propostas para o setor rural. A afirmação é do presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) – www.srb.org.br -, João de Almeida Sampaio Filho.
Segundo João Sampaio, o segmento rural enxerga que pouca atenção foi dada no primeiro turno às questões do campo e que agora chegou o momento dos temas ligados à agropecuária ganharem maior destaque na pauta dos candidatos.
“O agronegócio é o fiel da balança comercial brasileira ao registrar um superávit de US$ 2,896 bilhões em setembro e responder por 50,4% do total das exportações no mês, segundo dados divulgados nesta semana pela Secretaria de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”, ressalta o presidente da SRB. “Nenhum outro segmento da economia apresenta resultados tão expressivos e, deste modo, entendemos que a agropecuária merece maior reconhecimento devido ao seu valor no mercado “, acrescenta.
Ao analisar de modo independente os programas agrícolas de cada candidato, João Sampaio diz que o campo gostaria de um maior aprofundamento nos seguintes pontos:
* Reforma agrária e meio ambiente das propostas da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
* Política tributária das propostas da candidatura de José Serra (PSDB);
* Crédito para a agropecuária de ambos os candidatos.
Segundo turno em São Paulo
Em relação ao segundo turno para o Governo de São Paulo, o presidente da SRB analisa que ambos os candidatos, Geraldo Alckmin (PSDB) e José Genoíno (PT), também não esclareceram de maneira suficiente quais são suas propostas o setor rural.
“Queremos que tanto o Alckmin, quanto o Genoíno, esclareçam mais suas respectivas plataformas de governo para a agricultura neste segundo turno”, completa João Sampaio.
Fonte: Ronaldo Luiz, editor de conteúdo e assessor de comunicação da Sociedade Rural Brasileira – www.srb.org.br