Os resultados da I Prova de Ganho de Peso Brangus Centro-Oeste, divulgados na Embrapa Gado de Corte em Campo Grande, indicaram oito jovens reprodutores elite de comprovado potencial genético em regime de confinamento. “Foi finalizada a primeira fase da prova, que avaliou o desempenho dos animais no cocho, sua conformação frigorífica, desempenho do perímetro escrotal, medição de carcaça, padrão racial entre outras características”, explica o presidente do Núcleo, Mário Luiz Pompeo. A PGP é uma parceria entre o Núcleo, a Embrapa Gado de Corte e Fundapam.
Participaram 38 animais, de 11 criatórios de Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, que entraram na prova, com aproximadamente sete meses de idade, no dia 15 de abril. Durante 112 dias, foram submetidos às várias medições referentes a suas performances e classificados como elite, superior, regular e inferior. Também foram feitas outras aferições para efeito de pesquisa, tais como: altura da garupa, área de olho de lombo, medido por ultra-sonografia, e coleta de sêmen dos jovens tourinhos. “Um índice muito interessante foi a precocidade sexual destes produtos: cerca de 33% deles produziram células espermáticas entre 11 e 12 meses”, destaca Pompeo.
A comissão técnica da prova determinou que oito tourinhos estão habilitados a participarem da 2a fase, que será a avaliação dos filhos destes reprodutores. Serão congeladas 400 doses de sêmen de cada um dos oito touros aprovados na PGP e 200 delas serão distribuídas entre criadores da raça, que “ficarão comprometidos a fornecer os dados de produção dos filhos destes touros para serem avaliados pelo programa de melhoramento genético Geneplus do convênio Embrapa/Fundapam. Destes testes, sairão os dois touros melhoradores, indicados para serem doadores de sêmen”, conta o presidente do Núcleo.
Fonte: Correio do Estado/MS, adaptado por Equipe BeefPoint