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Provei e aprovei o novo hamburguer Angus no McDonalds

Produzir bezerro, boi, carne é caro, difícil e demorado. A forma de ganhar essa concorrência é pelo sabor, pela qualidade, pela experiência de consumo.E nisso a carne bovina ganha de longe e pode continuar a ganhar com mais folga, se trabalhar com afinco esse lado.

Em meados de novembro, mas precisamente dia 16/11, o McDonalds lançou um novo produto, um hamburguer premium com carne Angus. Desde que soube da novidade, fiquei na expectativa de provar esse novo produto. Exatamente no dia 16-novembro, estava em São Paulo, SP para uma série de reuniões com clientes do BeefPoint e aproveitei para provar a novidade.

Sou grande entusiasta da pecuária de corte brasileira. Também sou grande entusiasta de uma boa carne e acredito muito no poder de mudança de um bom marketing. Acredito firmemente que o sucesso futuro da pecuária passa pela qualidade e diferenciação. Sou entusiasta das marcas de carne e estudo muito sobre marketing de carne. Acredito que muito em breve vamos viver grandes mudanças na pecuária de corte e o marketing vai fazer parte dessas mudanças, de forma muito positiva.

Por todos esses motivos, eu fico muito animado quando vejo boas novidades sendo lançadas no mercado. É difícil colocar de pé um projeto desses. É uma decisão que envolve riscos e que precisa de uma série de pessoas envolvidas, em diferentes empresas e entidades. Imagine que foi preciso envolver McDonalds, Associação de Angus, frigorífico e produtores para viabilizar esse projeto, que mesmo sendo piloto já está em cerca de 300 lojas da rede. Quanto mais gente, cada um com sua agenda e seus interesses, mais difícil colocar para rodar um projeto, mesmo que seja uma excelente ideia. Parabéns aos envolvidos.

Algumas pessoas mais próximas podem me perguntar, mas porque tanta animação se sua origem é no Nelore. Sim, é verdade. Minha família cria Nelore há quase 100 anos e tenho muito orgulho disso. Mas eu procuro ver as coisas de uma forma mais ampla. O projeto Angus no McDonalds é promissor para todos na pecuária, pelas mudanças, inspiração e até estímulo para concorrência. Pelos mais diversos motivos, as pessoas, empresas e entidades vão ficar com mais vontade, pressa e coragem para agir. E isso é muito bom. Temos muitas oportunidades pela frente, mas que precisam ser trabalhadas.

A carne bovina vai ser vendida cada vez mais como um produto premium, como um produto especial. A briga do preço baixo, nós já perdemos há tempos para o frango e daqui em diante ainda teremos peixe a baixo preço. E a diferença de preço entre a carne bovina e outras proteínas animais deve aumentar. Produzir bezerro, boi, carne é caro difícil e demorado. A forma de ganhar essa concorrência é pelo sabor, pela qualidade, pela experiência de consumo.E nisso a carne bovina ganha de longe e pode continuar a ganhar com mais folga, se trabalhar com afinco esse lado. Brinco que teremos mais demanda por uma picanha boa e cara do que por uma ruim e barata.

E o produto, é bom? Sim, o hamburger Angus é muito bom. Eu gostei muito, e olha que já comi quatro sanduíches, em três ocasiões diferentes. Na primeira vez, pedi as duas opções, pois queria conhecer o produto. Até brinquei com a atendente “estou aqui a trabalho”. O sanduíche é bem grande e a carne muito suculenta. O preço também é premium. É o lanche mais caro da loja, R$14-15 só o sanduíche, ou R$ 21 com batata e bebida. Não sei bem o que eles fizeram, mas na mesma semana comi um hamburguer numa rede de restaurantes famosa de São Paulo, que custou R$29 só o sanduíche e achei o do McDonalds melhor. Há alguns anos, eu provei um sanduíche Angus num McDonalds nos EUA, e não gostei tanto.

Interessante é que nas lojas, há um grande destaque para esse lançamento, com nome e logo Angus em todos os materiais. Uma quantidade muito grande de pessoas vai ver, provar e associar o nome Angus com algo premium e especial. Um grande ganho de imagem para todos os envolvidos com o Angus.

Meu desejo é que esse projeto seja um sucesso. O McDonalds venda muitos lanches premium com a marca Angus. Que isso seja muito bom para a imagem da associação de Angus e também que de retorno financeiro para frigoríficos e produtores envolvidos, além do McDonalds.

Desejo, espero e incentivo que essa ideia, esse projeto seja um estímulo a mais para outros grupos, outras associações e outras marcas de carne façam coisas diferentes para promover a carne especial no Brasil. Por exemplo, a carne Nelore Natural poderia fazer um programa especial com a rede Spoleto, a carne orgânica do Pantanal poderia servir os pratos da rede Wraps que também tem uma proposta de alimentação saudável e sustentável. A carne Hereford poderia fazer um festival que divulgasse todos os restaurantes que servem sua carne.

Enfim, há muito que pode ser feito. O que precisamos é de uma reflexão e de ideias diferentes, de inovação, para acelerar e aumentar as vendas de carnes especiais, produtos diferenciados. Não vai ser fazendo o mesmo que teremos resultados diferentes.

Eu acredito, baseado em tudo que observo acontecer aqui no Brasil e também ao analisar o que já vem acontecendo no exterior nos últimos anos, que há grande potencial (ainda pouco explorado) para carnes especiais e marcas de carne bovina aqui no Brasil. A economia e a demanda crescem e o consumidor espera e deseja provar coisas novas e melhores.

Por outro lado, há muita gente que pensa ser impossível ou inviável lançar marcas de carne no Brasil ou ter carnes especiais com sucesso por aqui. Para esses é excelente que existam cada mais projetos pontuais que apostam e enfrentam dificuldades inicias, e que sejam a prova viva de que é possível. Há um ditado que diz que é preciso ver para crer. E esses exemplos, como a carne Angus no McDonalds, são o exemplo visível de que é possível fazer.

Também aproveito para lembrar uma frase do famoso Peter Drucker “Sempre que você ver um negócio de sucesso, lembre-se que um dia alguém tomou uma decisão corajosa”. Depois que vemos algo dar certo, parece até óbvio e nos esquecemos de como era a realidade antes de começar, quantas dificuldades tiveram que vencer. Como diz um ditado sertanejo, “depois da onça morta, todo cachorro é valente”.

Nosso trabalho aqui no BeefPoint é justamente esse: mostrar o que há de melhor na pecuária de corte brasileira, para que mais gente aprenda, acredite, se inspire em também fazer melhor. Com isso, a pecuária cresce, melhora e avança. Vamos cada vez mais celebrar, divulgar e promover o que há de melhor na pecuária de corte brasileira.

E você, o que acha dessa iniciativa da associação de criadores de Angus em lançar um lanche premium no McDonalds? O que outras entidades e empresas poderiam fazer?

26 Comments

  1. vinicius thiago alves ferreira disse:

    os produtores de angus como eu, agradecem a iniciativa, e ao mesmo tempo tomam um injeçao de estímulo para produzir mais.

    Vinícius Ferreira / Go.

    Agropecuária Diamante LTDA.

  2. Luiz Rodolfo Riccelli Galante disse:

    Desde 2006 que o McDonalds e a AAA tem um programa de hamburguer de Angus, e que vem se espalhando pelo mundo. Esse sanduiche que custa 15,00 e deve ter 120g de carne de patinho e paleta, acaba saindo a R$100,00/kg! Grande aula de marketing.  Excelente forma de dar valor aos cortes ‘não premium’.

  3. JOÃO BATISTA DE PAULA CARDOSO disse:

    Eu e meu filho experimentos os lanches. Uma surpresa agradável. Comentei até com meu filho: paramos de comer isopor para comermos uma carne de verdade. Quem bom que é isto. A gente tem uma alimentação melhor, com facilidade.

  4. RICARDO MEDEIROS disse:

    Estamos aguardando ansiosos aqui no Nordeste!

  5. Leonardo Campos disse:

    Depois do McDonalds "Angus Premium" a próxima bola da vez passa a ser o McDonalds "Nelore Natural"… Se for bem veiculado ganha-se pontos com uma imagem do carne Nelore com produção socio-ambiental responsavel.

  6. diego thales vilela disse:

    É isso ai, o agronegócio brasileiro, precissa muito de apóio, pricipalmente, na area pecuaria.

  7. Roberto Andrade Grecellé disse:

    miguel, seus comentários são oportunos e verdadeiros.

    percebo um grande mérito de todos envolvidos na ação. imagino que, em nivel de associação de criadores de gado, a ABA está de parabéns. ousaram, foram audaciosos e certamente colherão os frutos deste grande passo.

    ainda esses dias conversava com um pessoal do setor sobre o que está acontecendo com o nome ‘Angus’. há 10 anos atrás o nome ‘Angus’ era absolutamente estranho aos ouvidos do consumidor urbano (sem vinculos com o campo), assim como seguem sendo o Belgien Blue, o Shorthorn, o Canchim e tantos outros.

    o que houve de lá pra cá? mérito total da ABA que iniciou uma caminhada de veiculação na midia urbana, para estabelecer vinculo e colocar na cabeça do consumidor que Angus = Qualidade. e parece que eles conseguiram!

    por favor, fanáticos… defensores ferrenhos das suas raças… que a essa altura já estão querendo me bater… não estou dizendo que só o Angus tem qualidade quando falamos em carne. nada disso! só estou destacando que a ABA fez disso a sua bandeira. divulgou, gritou, publicou, por vezes até errou, mas parece estar cada vez mais perto do seu objetivo. ser conhecida!

    aposto que se fizessemos um "top of mind" das raças bovinas, apenas com a população urbana (nada familiarizada com o agro) a raça Angus seria a que primeiro vem a cabeça dos consumidores quando pensam em carne de qualidade.

    parabens ABA, parabens Felipe Moura (do MKT), parabens criadores de Angus.

    a todos esses corajosos, bon apetit.

  8. Igor Vaz disse:

    Duvido muito Leonardo, o consumidor que come carne de gado britanico não come zebu. A menos que haja cruzamento com as raças britanicas. E o angus é uma "marca" mundialmente forte. Nelore é igual a jabuticaba só tem no Brasil. Sou criador das raças angus e devon, mas meu avô criava shorthorn, que na minha opinião tem um marmoreio muito superior ao angus. Hoje tenho poucos animais shorthorn e o plantel é essencialmente aberdeen e red por questões comerciais, porque se fosse por amor, meu gado é o shorthorn.

  9. Mario Wolf Filho disse:

    Exelente que uma marca como Mc,DONALD^S que tem uma clientela jovem faça propaganda direfenciada de CARNE BOVINA, independente da raça e Miguel eu estou anos na pecuaria de corte e crio NELORE PO. e faço cruzamento com Rubia Galega, e so da certo porque nos temos a MELHOR FORMA DO MUNDO que e a VACA NELORE, que nos da o luxo de fazermos qualquer cz. com outras raças.

    ABS.

    Mario

  10. RINALDO MARTINS disse:

    Parabéns pela idéia de colocar uma carne de qualidade em uma rede de lanches popular.
    Acredito que erraram apenas em dois itens: 1º – No preço final que ficou caro para o consumidor, já que quiseram popularizar o produto deveriam estudar  uma opção mais barata. O 2º erro foi acrescentar bacon no lanche, a carne Angus premium  não merece sofre alteração de sabor por outra carne, principalmente por bacon.
    Baratear não vai desqualificar o produto, vai dar oportunidade de que muito mais pessoas tenha oportunidade de conhecer a carne Angus.

  11. RICARDO MEDEIROS disse:

    A carne nelore Brasileira, com um incrivel diferencial de ser carne com baixo teor de gordura torna-se ideal para um delicoso hamburguer, estamos perdendo tempo, a marca nelore deve ser mais aproveitada a nível mundial, temos uma associação fortissima ABCZ e expetise para lançarmos a grife nelore, ações como esta da mc donalds podem e devem ser aproveitadas para alavancar a carne brasileira.

  12. Ana Carolina disse:

    Miguel,

    Gostei muito dos seus comentários e do Roberto Grecellé também.

    É uma injeção de ânimo pra quem trabalha na produção de carne, principalmente para alavancar a produção de carne e carne de qualidade, e agregar valor a esses produtos.

    O trabalho da ABA é fantástico porque, como disse o Roberto Grecellé, as pessoas associam o Angus a Carne de Qualidade, e isso graças ao trabalho de divulgação que fizeram.

    Também espero que as demais Associações de Raças levantem a bandeira de produzir e divulgar a qualidade das carnes produzidas.

    Parabéns a ABA e toda a equipe envolvida nesse projeto, também desejo muito sucesso!

  13. Emerson Marques Botelho disse:

    MIguel parabéns pelas palavras, eu que não sou fã do Mc Donalds fiquei com vontade de comer. Parabéns a associação do Angus, é fato que o trabalho de vocês em divulgação já está fazendo toda a diferença. Concordo com os demais que se falarmos no meio urbano a referência de qualidade é Angus.
    Como outros que disseram as demais associações e criadores não devem ver como excludente a Angus ser referência de qualidade e sim é excelente estudo de caso para usarem o conhecimento e fazerem algo de diferente para valorizar o produto que produzem com tanta dedicação e dificuldades.
    Parabéns a todos envolvidos que nos ajudam a divulgar os benefícios e prazeres de comer uma boa carne!

  14. Vasco Beheregaray Neto disse:

    Miguel,
    Não tive sorte.. lanche estava muito ruim ! Vou tentar mais uma vez.

    Em Piracicaba, sempre tem filas no Mac.. e enquanto esperava perguntei para 3 pessoas (adultos) o que era aquela palavra ANGUS.. dos 3, ninguem soube responder!

    Vasco

  15. Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

    Olá Vasco,

    Obrigado pelo feedback. Talvez você esteja melhor acostumado do que eu, só comendo carne de primeira :-)

    Brincadeiras a parte, interessante saber que nem todo mundo aprovou e que ainda muita gente não conhece.

    Eu estava na fila do Mc nessa segunda, no aeroporto de Guarulhos e os caras atrás estavam falando sobre Angus, e não eram da área.

    Abraços, Miguel

  16. Humberto de Freitas Tavares disse:

    Aproveitando a contribuição do Vasco, lembro que hamburger Angus não é carne Angus moída. É carne de segunda, possivelmente de 1/2 sangue Angus-Nelore (…) com diversos aditivos e muita gordura extra posta na mistura.

    A fiscalização do padrão de qualidade por parte da ABA pode sair mais cara do que a merreca que devem estar recebendo. Pode ser o famoso tiro no pé.

  17. JOSE FRANCISCO SOARES ROCHA disse:

    Motivado pelos comentários,fui ao Mac aqui de Bauru.Primeiro achei o sanduiche "monster" em tamanho,sabor muito bom,agora se é angus ou carne moída de segunda,ta por conta do Mac esclarecer.

    Quero aproveitar o momento para discordar do nosso amigo gaucho Ivo,gosto de um bife de tira de angus bem suculento,mas não dispenso uma maminha fatiada na chapa de nelore bem mais light.

  18. Humberto de Freitas Tavares disse:

    Quero me penitenciar por ter dito carne de segunda, que não existe. O que existe é boi de segunda, que certamente não é o caso dos bois que o fornecedor do McDonald`s (Marfrig?) compra no Brasil.

    Aliás, diga-se de passagem que de alguns anos para cá eu consumo muito mais carne de dianteiro e costela/ponta de agulha que de traseiro.

  19. Diethelm Hammer disse:

    Mais um exemplo de que um bom marketing vale muito mais que um bom produto!  99,9% dos clientes da McD nem sabem diferenciar o sabor da carne bovina num Mac. Pra mim é uma comida padronizada, estandardizada – e balanceada, igual da racao que o nutricionista do confinamento confecciona para os moradores do Boitel… Estou com sinceras dúvidas que esse é o caminho certo pra demonstrar a qualidade da carne de Angus!

  20. Luiz Rodolfo Riccelli Galante disse:

    Caro Diethelm,

    A estratégia é justamente agregar valor ao retalho, paleta, acém, gordura, patinho e demais cortes "não premium" da carcaça. Não sou criador nem defensor do Angus, mas de qualquer carne de qualidade. Existem muitos comentários falando do Nelore. Porque até hoje não chegaram numa rede grande como o McD, B.King, Bob´s e fizeram trabalho semelhante? Se a carne é mais magra, ora, adicione-se mais gordura! Num país como o nosso, não creio que o grande público consumidor destas redes está preocupado com origem da carne, mas com o melhor custo benefício possível. Concordo com você.

  21. Flavio Saldanha disse:

    Grande Miguel,

    Os programas de raça vem crescendo e o conhecimento do consumidor também.  O apelo Angus é bem explicito na campanha, porém não evidencia todo o potencial de qualidade da carne Angus em sua totalidade o que pode banalizar ou mesmo popularizar em demasia este excelente e nobre produto.

    Enfim, que dia vc aparecerá na loja quero te mostrar umas novidades interessantes sobre raças x percepção x consumidor que andamos realizando no Meat Lab!!

    abcs e sucesso!!!!

  22. Ernesto Coser Netto disse:

    Comi hoje, pela primeira vez o Mc Angus, gostei do lanche, nada de muito diferente, mas é bom e grande sim.
    A novidade, é que reparei que metade das mesas estavam com a caixinha do Mc Angus, Sucesso de vendas certamente.
    Vejam o grande numero de pessoas(leigos) tendo contato com o nome angus.
    E com certeza, vão querer saber mais sobre o que é esta tal de Angus e por que o MC Donalds aposta nesta raça.
    Vai gerar demanda com certeza, preparem as matrizes.

  23. Frederico Sanches de Oliveira disse:

    “o consumidor que come carne de gado britanico não come zebu. A menos que haja cruzamento com as raças britanicas.”
    Voce mora em Londre?? o mundo inteiro esta comendo carne de zebu e/ou seus cruzamentos

    “Nelore é igual a jabuticaba só tem no Brasil.”
    Vamos aos dados: o Brasil fatura 4 bilhoes de dolares em exportacao de carne, os pecuaristas aventureiros trouxeram para o Brasil apenas 6.262 cabeças zebuínas , havia entrado no país 1 milhão de reprodutores e matrizes europeus. Assim, foram pouco mais de 6 mil animais indianos a provocar uma revolução. Para se ter ideia, o rebanho bovino brasileiro atual é de cerca de 195 milhões de exemplares e mais de 80% dele tem sangue originário da Índia. Dos 156 milhões (os 80%) de pedigree hindu, número próximo aos 125 milhões é nelore

    “Sou criador das raças angus e devon, mas meu avô criava shorthorn, que na minha opinião tem um marmoreio muito superior ao angus. Hoje tenho poucos animais shorthorn e o plantel é essencialmente aberdeen e red por questões comerciais, porque se fosse por amor, meu gado é o shorthorn”

    Voce precisa conhecer a realidade do pais que voce mora, vai ate o Pantanal, goias, mato grosso, etc para conhecer gente que trabalha duro para alimentar o mundo.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti disse:

      Olá Frederico, obrigado pelo comentário.
      Acredito que ele estivesse falando de preferência, e não de forma absoluta.
      Realmente os números do Zebu são enormes e expressivos.
      O tom do seu comentário soou agressivo quando lido (quando não podemos te ver face-a-face e entender tom de voz, etc).
      E apesar dos números do Nelore serem grandes, infelizmente pouco é feito em relação a qualidade.
      Com os marcadores genéticos, isso deve se acelerar, desde que haja vontade e ação dos criadores.
      Abraços, obrigado por participar da discussão.
      Miguel

  24. Rafael Marcolini disse:

    Sem dúvida, a campanha é extraordinária e serve de exemplo para outras associações (acredito que elas não fazem isso pela escassez de recursos financeiros, volume de animais etc).

    Tenho um amigo de faculdade que é gerente geral de uma loja na minha cidade e conversando com ele sobre a campanha, fiquei assustado porque ele não sabia explicar corretamente o que seria o ANGUS. Fui informado que era um tipo de uma raça mas infelizmente não sabia explicar quais são seus benefícios e etc. Não conformado com a situação, fui até o caixa, comprei um lanche e aproveitei e perguntei para a balconista o que seria o tal ANGUS……..continuei sem resposta novamente. É claro que não houve treinamento nesta loja e isso pode colocar a baixo um projeto excelente.

    Gostei do lanche, mais ainda acho que o hamburguer do concorrente (Burger King) é mais saboroso.

  25. Leninha Mendes disse:

    Só faltou você postar a foto do hamburguer fora da caixinha, para que nós tivéssimos idéia do tamanho real dele. As fotos publicitárias em banners e no display expositor da Mac são verdadeiras. Valeu o post.