O Programa Montana, maior projeto de criação de bovinos compostos e geneticamente avaliados do mundo, está concluindo a sua nova safra de touros.
Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são realizadas as últimas avaliações de campo dos animais da safra 2008, nas fazendas dos franqueados Montana em todo o Brasil e Uruguai. São produtores espalhados de norte a sul do país produzindo Montana nas condições reais da pecuária brasileira.
Nesses meses, machos e fêmeas Montana são levados para o curral e técnicos treinados pela equipe do Programa Montana fazem as medições de peso, altura e perímetro escrotal (no caso dos machos), além de avaliações de musculosidade, pêlos, pelagem e resistência a parasitas.
Todos os animais Montana são avaliados no nascimento, na desmama (ao redor de 205 dias) e aos 14 meses de idade.
De posse desses dados, o Programa Montana envia as informações para a equipe de geneticistas da USP-Pirassununga (SP), que realiza a avaliação genética dos animais. Segundo Gabriela Giacomini, gerente de operações do Montana, esse é o grande diferencial do Programa. “Muito mais do que animais capazes de gerar heterose (choque de sangue) e produzir bezerros rústicos, o Montana oferece soluções genéticas para o mercado, comercializando apenas animais geneticamente superiores”, informa a especialista.
Assim que os geneticistas concluem a avaliação genética, os técnicos do Programa Montana saem a campo e realizam uma detalhada avaliação visual de todos os animais. De acordo com Giacomini, para ser Montana é preciso possuir fenótipo perfeito, ou seja, boa musculatura, bons aprumos, bom tipo racial, andrológico positivo e, principalmente, é preciso estar entre os 23% melhores animais da safra.
Quem garante é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que confere o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) para o Montana há 10 anos. “O CEIP é garantia de que o pecuarista está levando um touro melhorador para o seu rebanho e que, com certeza, irá maximizar a produção das novas gerações. Certificado de associação é apenas atestado de pedigree, não oferece nenhuma garantia genética, apenas de caracterização racial”, enfatiza Giacomini.
Assista ao vídeo do Composto Montana:
Para conhecer mais sobre o Programa Montana, acesse www.compostomontana.com.br, ou entre em contato pelo box abaixo: