Com experiência na CPI do Leite, onde ocupou a vice-presidência, o deputado Elvino Bohn Gass está sendo indicado pelo PT para ocupar a relatoria da CPI das Carnes, em fase de implantação na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. A comissão de inquérito, que já recebeu parecer favorável da Procuradoria Jurídica do Legislativo, deverá investigar as causas da crise da suinocultura e da bovinicultura de corte no Estado.
Ao reivindicar a função, a bancada petista argumentou que a coordenação dos trabalhos deve obedecer ao princípio da pluralidade, como forma de garantir a isenção e a eficácia dos resultados. “É preciso acabar com a discriminação política que tem afastado nossa bancada de instâncias importantes, como a presidência da mesa da Assembléia e o Tribunal de Contas do Estado”, assinalou o líder do PT, Ivar Pavan.
Ele considerou que a trajetória, o vínculo com o setor agrícola e a proporcionalidade credenciam o PT para reivindicar a relatoria. Maior bancada, com 13 deputados, o PT poderá indicar dois nomes para compor a comissão. Além de Bohn Gass, o próprio líder da bancada deverá integrar a CPI das Carnes.
Segundo Gass, há um processo acentuado de perda de renda por parte dos produtores, que precisa ser investigado e combatido. Já Pavan afirmou que é preciso identificar os responsáveis pela crise. “O produtor está falindo, a indústria vive uma situação delicada e o consumidor paga preços exorbitantes. Isso indica que algum elo da cadeia produtiva está se apropriando de renda”, assinalou.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint