Mercado Físico do Boi – 09/07/07
9 de julho de 2007
Reposição Fêmea Nelore – 11/07/07
11 de julho de 2007

Quais são os pontos que indicam se o bovino está bem acabado?

Pergunta realizada no fórum de debates da última versão do curso online Nutrição de bovinos para produção de cortes especiais e respondida pelo instrutor do curso André Alves de Souza, médico veterinário, D.Sc., consultor em nutrição animal para confinamentos de bovinos de corte e em programas de produção de cortes especiais para restaurantes especializados. Ao todo, foram mais de 130 interações entre participantes e instrutor, além de mais de 3 horas de bate-papo através das conferências online. Para aprender mais sobre nutrição para bovinos que garanta produção de cortes especiais, inscreva-se no Curso Online Nutrição de bovinos para produção de cortes especiais.

Para avaliação do acabamento animal, podemos fazer medidas objetivas, ou subjetivas.

As medidas subjetivas, são a que fazemos a olho nu, observando pontos da carcaça onde são depositos de gordura. Esse método pode ser bastante eficiente se for feito por pessoas bem treinadas. Somente exemplificando, os compradores das indústrias frigoríficas americanas são todos mutio bem treinados para isso, sendo uma técnica passada de pai para filho, ou de parentesco próximo. É realmente assim, e essas pessoas são muito bem remuneradas, mas realmente necessita muito treino, e até “dom”.

Já avaliações objetivas são realizadas com medidas propriamente ditas. No caso do animal vivo, é possível se utilizar o ultra-som para a medida da espessura de gordura de cobertura, que é medida no contra-filé entre a 11 e 12 costelas. Essa medida também pode ser feita após abate e refrigeração, com paquímetro, no mesmo local.

Para fazer a avalaição a olho nu, avalie os pontos de deposição: “Maçã” do peito, vazio, costelas e base da cauda. Observe o acúmulo nesses locais que são diretamente relacionados ao acabamento do animal.

Pergunta realizada no fórum de debates da última versão do curso online Nutrição de bovinos para produção de cortes especiais e respondida pelo instrutor do curso André Alves de Souza, médico veterinário, D.Sc., consultor em nutrição animal para confinamentos de bovinos de corte e em programas de produção de cortes especiais para restaurantes especializados.

Ao todo, foram mais de 130 interações entre participantes e instrutor, além de mais de 3 horas de bate-papo através das conferências online.

.: Para aprender mais sobre nutrição para bovinos que garanta produção de cortes especiais, inscreva-se no Curso Online Nutrição de bovinos para produção de cortes especiais, clicando aqui.

0 Comments

  1. Douglas Garcia Soares disse:

    Seria muito bom se as grandes pecuárias tivessem um profissional bem treinado para perceber e avaliar os animais antes de ir para o embarque, acabamento de carcaça é muito importante para uma melhor avaliação e melhor valorização no nosso gado brasileiro.

  2. jose roberto vargino da silva disse:

    Boa noite, sou consumidor de bom churrasco e, trabalho com manutenção de sistemas de refrigeração e ar condicionado e, consequentemente, com câmaras frias para estocagem de vários produtos. Porém, uma duvida que surgiu, discutindo com um amigo cliente sobre temperaturas e conservação de carnes em açougues, foi a seguinte:

    1-Qual a temperatura ideal de estocagem para carne desossada, pronta para comercialização, tipo peça de contra-fié, alcatra, picanha, etc.?

    2- Qual o tempo máximo de estocagem desses produtos nessa temperatura?

    3- Como o açougueiro pode fazer para garantir/verificar, que o produto foi tratado e mantido sob as condições ideais de temperatura, pelo seu fornecedor (frigorífico ou entreposto), até a chegada a suas mãos?

    Enfim, quais as técnicas profissionais de verificação do estado em que se encontra a carne bovina no momento do recebimento do produto, e qual os procedimentos para continuar garantindo essa qualidade durante o tempo de comercialização?

    Eu entendo que haja vários itens de verificação envolvidos, como num check list de manutenção, incluindo, verificação visual do produto, toque para sentir consistência, medição da temperatura interna, e até olfato!

    Estou errado?

    Qual o procedimento certo?

    Muito obrigado.