Cozinha típica brasileira: parte 2
8 de abril de 2005
MS: início de diálogo entre pecuaristas e frigoríficos
12 de abril de 2005

Qual a influência do ambiente de trabalho no comportamento das pessoas?

Por André Villa Nova1

Imagine se o ambiente onde você convive for desorganizado e sujo. Qual seria o seu desempenho pessoal e profissional? Agora sinta ou imagine este mesmo ambiente organizado, arrumado e limpo. Qual seria a sua satisfação em desenvolver um bom trabalho? Como seria a sua produtividade? Pense um pouco nisto.

A experiência mostra que os ambientes organizados trazem um melhor aproveitamento dos espaços, maior produtividade e menor desperdício de recursos materiais e pessoais.

Quando mudamos o ambiente surgem novas alternativas comportamentais que estavam escondidas no ambiente antigo. Novos comportamentos significam novas capacidades. Num ambiente organizado, é possível desenvolver tarefas que pela realidade anterior eram dadas como impossíveis. Por exemplo, pense na desorganização em que se encontra a maioria das fazendas. Quanto entulho é guardado na esperança de que um dia será utilizado. Quantas ferramentas sem local apropriado. Quantos utensílios são comprados em duplicidade. E aí, muitos empresários esperam comportamentos por parte dos seus funcionários que maximizem os resultados.

Acontece que, as pessoas não conseguem ter estes comportamentos dentro destes ambientes. O ambiente de trabalho é fundamental para a produtividade das pessoas. Portanto se queremos ter colaboradores empenhados, motivados e comprometidos devemos primeiramente dar condições adequadas para tal. Se você deseja transformar a sua fazenda, necessariamente terá que começar pelo ambiente de trabalho.

Outro ponto relevante é que o ambiente estava como estava, não por falta de vontade das pessoas que trabalham nestas instituições, mas sim pela falta de conhecimento de algumas ferramentas que possam auxiliá-las a saírem deste caos.

Dentro deste conceito destacamos como fundamental o entendimento de que as fazendas precisam ser transformadas em empresas, onde o primeiro passo é a implantação da Filosofia dos 5S como fundamento básico para o desenvolvimento pessoal e profissional das equipes de trabalho.

O 5S é uma filosofia de origem japonesa e amplamente divulgada e utilizada no mundo empresarial. Os 5 princípios são:

1 – ORGANIZAÇÃO – separar o necessário do desnecessário.
2 – ARRUMAÇÃO – cada coisa no seu devido local
3 – LIMPEZA – manutenção da limpeza constantemente
4 – PADRONIZAÇÃO – é um dos pontos diferenciais dos 5 S; já que muitas vezes nós organizamos, arrumamos e limpamos nosso local de trabalho, mas como não temos seguimos um padrão, em pouco tempo tudo volta a ser como antes.
5 – DISCIPLINA – para repetir constantemente o processo, até que o mesmo se torne um hábito e faça parte da nova cultura da empresa.

Para finalizar, é necessário refletirmos para o seguinte aspecto: será que nos dias atuais não estamos continuamente pensando em estratégias e programas sofisticados para liberar o potencial de nossa equipe e com isso alcançarmos melhores resultados, mas deixando de lado medidas simples, baratas e de alto impacto?

Experimente, invista no ambiente do seu trabalho e verifique os resultados.

__________________________
1André Villa Nova, Engenheiro Agrônomo, consultor em Agronegócios

Os comentários estão encerrados.