Atacado – 29/08/08
29 de agosto de 2008
Dieese: carne puxa recuo de alimentos
2 de setembro de 2008

Qual é o ponto de corte ideal para ensilar corretamente as forragens?

Durante todo o curso relatamos a importância da colheita da forragem no momento em que a mesma se encontra com a máxima produção de matéria seca somada à máxima qualidade nutricional. Esta insistência se justifica pela necessidade de se conseguir alcançar dois objetivos (...). Esta dica é um trecho do quarto módulo do curso online da AgriPoint Produção Econômica de Silagem, que foi elaborado por Rodrigo Paniago, que possui especialização em Produção de Ruminantes pela ESALQ/USP e graduação em Engenharia Agronômica pela mesma universidade.

Durante todo o curso relatamos a importância da colheita da forragem no momento em que a mesma se encontra com a máxima produção de matéria seca somada à máxima qualidade nutricional. Esta insistência se justifica pela necessidade de se conseguir alcançar dois objetivos: o primeiro está relacionado com a viabilidade de ensilo do material, pois plantas colhidas com alta umidade e baixo teor de carboidratos não possibilitam boas ensilagens, pois permitem a ocorrência prioritária de processos fermentativos indesejáveis. A importância do segundo objetivo reside em se conseguir uma ensilagem com boa qualidade nutricional. Afinal, o objetivo da silagem é a alimentação animal, para se obter desempenhos de produção satisfatórios, seja na produção de leite ou carne. Veja a caracterização do ponto ideal de corte no quadro 04, logo abaixo.

Entretanto, a duração do período em que as plantas se encontram no ponto ideal de corte também é muito importante, por isso a grande preocupação com o tempo (item 2 deste módulo).

Conhecendo-se esta dinâmica, pode-se planejar o corte para que a maior parcela possível da lavoura possa ser ensilada o mais próximo do ponto ideal, que é chamada de janela de corte. Veja no quadro 05 um exemplo de como podem se comportar as diferentes espécies, discutidas neste curso, quanto à duração da janela de corte.

Com o conhecimento da janela de corte da cultura a ser ensilada, bem como o rendimento operacional dos equipamentos disponíveis e tendo realizado um planejamento de corte criterioso, é possível atingir os dois objetivos citados acima. É importante destacar que a maioria das forragens citada será colhida em épocas de chuva (verão). Desta maneira, no planejamento, o produtor precisa adequar a situação climática prevista para o momento do corte, a fim de estimar a interferência desta sobre o período de corte, como, por exemplo, dias parados por chuvas.

As culturas que sofrem menos este tipo de problema são a cana de açúcar e as plantas graníferas colhidas em safrinha, pois ambas são colhidas em épocas mais secas do ano.

Esta dica é um trecho do quarto módulo do curso online da AgriPoint Produção Econômica de Silagem, que foi elaborado por Rodrigo Paniago, que possui especialização em Produção de Ruminantes pela ESALQ/USP e graduação em Engenharia Agronômica pela mesma universidade. É sócio da Boviplan Consultoria Agropecuária, empresa voltada à prestação de serviços e consultoria em pecuária intensiva, elaboração de projetos e desenvolvimento de tecnologias alternativas e nutrição animal.

Participe deste curso e aprenda informações práticas como: ponto de colheita, altura do corte, maquinários necessários para colheita, custos de produção, tipo e dimensionamento de silos, compactação e fermentação, descrição das opções de volumosos para ensilagem, além de dicas sobre plantio, adubação e manejo da lavoura.

Veja abaixo a programação completa deste curso e inscreva-se!

Os comentários estão encerrados.