Aquele que sua fazenda produz melhor…
A afirmação pode parecer muito óbvia, mas é exatamente isso que mais deve pesar na eleição do volumoso para iniciar um confinamento.
O que você precisa saber é que os preços finais das dietas normalmente são muito semelhantes tanto dentro do grupo dos bons produtores (seja de cana, milho, sorgo ou capim) como no grupo dos maus produtores, pois aquilo que falta no volumoso, obrigatoriamente terá que ser suplementado através do concentrado.
Mas silagem de milho não é o melhor? Questiona o produtor …
Não necessariamente! Se você não tem maquinário apropriado para o plantio e nem experiência com a cultura, esse pode ser o pior volumoso a ser escolhido, pois se a produtividade for baixa, a silagem de milho pode sair tão cara que vai inviabilizar o seu projeto.
A grande vantagem da pecuária é o grau de plasticidade da atividade, por isso quando for começar não invente… Faça mais, daquilo que você mais sabe!
5 Comments
Caro José,
Realmente, uma ótima dica de sucesso. Dica essa que não gera custos, apenas planejamento. O seu texto é claro e oportuno.
Parabéns.
Muitas vezes nos deparamos com situações um pouco complicadas.
Certa vez em um estágio numa fazenda tive a oportunidade de ver o preparo da silagem de sorgo.
Nesta fazenda também queriam fazer silagem de milho (o milho ainda seria plantado), justificando ser a silagem melhor que existe, enquanto que em uma parte da fazenda tínhamos silagem de capim mombaça estragando e cana plantada sem nenhuma utilidade.
Portanto faz-se necessário bom senso nas tomadas de decisões, ou seja, o que eu tenho não basta?
Será que para os meus animais, com a ração que já ofereço, silagem de milho não é demais?
Para mim é tudo uma questão de bom senso.
Concordo plenamente com o Engenheiro Agrônomo José Junqueira quando ele diz o produtor deve fornecer aquilo que melhor se produz na propriedade e com qual forragem ele já tem experiência.
A maioria dos produtores se dá mal no confinamento porque quer trazer de longe o volumoso, o que é caro ou plantar culturas forrageiras que não se adaptam ao tipo de clima ou solo de sua fazenda.
Concordo plenamente.
Se você não é equipado e não é um agricultor experiente é melhor fazer uma silagem de capim bem feita e depois você corrige as deficiências dessa silagem com a ração que pode ser perfeitamente se adequar para corrigir a deficiência dessa silagem.
Muito oportuno, pois muitas pessoas são muito fáceis de serem influenciadas neste assunto, sempre acreditando em “milagres” que na maior parte não tem aplicação dentro da sua propriedade, mesmo que no vizinho tenha.