Ministro Pratini de Moraes fará abertura da 31a Expoinel no dia 21
12 de setembro de 2002
McDonald’s se prepara para aposentar Ronald de suas campanhas para reforçar sua imagem moderna
12 de setembro de 2002

Qualitas dobra rebanho sob controle e abre parceria com CFM

Em pouco mais de um ano, o crescimento do programa Qualitas foi surpreendente, tendo hoje mais que o dobro das vacas em controle do que quando iniciado em 2001. O resultado deste trabalho permitiu a abertura de uma parceria genética com a CFM Agropecuária (São José do Rio Preto/SP), uma das mais respeitadas produtoras de touros do país, e a presença com dois touros entre os TOP 10 do Megaleilão CFM 2002, que aconteceu em agosto. “Estamos muito felizes com o andamento do Qualitas. A parceria com a CFM é resultado da seriedade e qualidade de nosso trabalho. O melhor, é que temos muito mais para o futuro”, avalia Alessandro de Caprio, do Núcleo de Zootecnia e coordenador do Qualitas.

Apresentado ao mercado em abril do ano passado, o Qualitas começou com nove fazendas e 10.300 vacas em controle. Hoje, o programa se prepara para controlar mais de 23.000 vacas em 25 propriedades diferentes na estação de monta 2002/2003. As fazendas estão distribuídas por cinco estados brasileiros, destacando-se o estado de Goiás ­ onde está o maior número de participantes do programa (7).

Leonardo Souza, diretor do Núcleo de Zootecnia e coordenador do trabalho de campo do Qualitas, considera que o efeito positivo deste desempenho está ligado ao perfil comum que os criadores participantes do programa apresentam: “os criadores do Qualitas encaram suas fazendas como empresas, estão preocupados em manter ou aumentar a rentabilidade dos seus negócios e vêm no melhoramento genético oferecido pelo Qualitas uma forma de medir com maior precisão os índices zootécnicos e crescimento genético do rebanho”.

Este crescimento de mais de 100% está embasado na qualidade técnica do trabalho realizado no decorrer deste primeiro ano. O Núcleo de Zootecnia, empresa de consultoria fundada em 1994 foi responsável pela criação do Qualitas em parceria com a Ecolog de Ribeirão Preto (SP). O Núcleo apresenta em seu currículo uma vasta experiência nas áreas de gestão e melhoramento genético e é o responsável pelo programa da Fazenda Mariópolis, que trabalha com animais Caracu e Bonsmara, onde tem alcançado excelentes resultados em melhoramento genético.

Em 2002, o Qualitas recebeu do Ministério da Agricultura a autorização para emitir o CEIP ­ Certificado Especial de Identificação e Produção – para os melhores animais produzidos a cada safra. Esta chancela do Ministério só é dada a programas de melhoramento genético que tem um planejamento de longo prazo estabelecido, que tenham estrutura e competência comprovadas para coletar e analisar as informações oriundas das fazendas. As avaliações genéticas realizadas pelo Qualitas estão sob coordenação do professor Raysildo Barbosa Lobo da, USP de Ribeirão Preto.

Fonte: ContatoCom

Comments are closed.