Freqüentemente existem pecuaristas reclamando que a cerca elétrica não segura os animais…
Salvo casos grosseiros de instalação mal feita, sem aterramento ou com isoladores que não isolam nada, na imensa maioria dos casos, quando o choque está bom (acima de 3.500 volts) o que falta é pasto…
Sim, pasto !!!!!!
Não há cerca que segure animais que estejam sofrendo de restrição de comida e a cerca elétrica não é exceção a essa regra.
Numa situação de falta de pasto outros tipos de cerca também não são capazes de conter os animais, mas isso pouco incomoda o empregado, porque um animal que passa numa cerca de arame liso ou farpado não chega a quebrá-la como ocorre no caso do fio elétrico que tem mourões mais espaçados e não foi projetado para agüentar grandes tensões mecânicas.
Cansado dessas “manutenções” constantes o empregado passa a praguejar contra a cerca e rapidamente convence o pecuarista de que o sistema não funciona com aquele “tipo” de gado.
Ao optar por um sistema de cerca elétrica tenha em mente que o animal respeita o choque, mas esse respeito diminui a medida que a a qualidade e a quantidade do pasto diminuem. As divisões de pasto são feitas para melhor conduzir o pastejo e não para “castigar” os animais.